domingo, 1 de novembro de 2020

O Titular Acadêmico Dr. JOSÉ VIEIRA DE MAGALHÃES

         O Acadêmico Dr. José Vieira de Magalhães é cearense de Senador Pompeu. Ainda criança, veio estudar em Fortaleza, no Liceu e Colégio São João, onde terminou o segundo grau.

Em 1945, ingressou na Faculdade de Medicina do Recife em Pernambuco, e concluiu na turma de 1950.

Fez especialização em Pneumologia pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

De Recife trouxe, como ele mesmo sempre dizia, “as duas joias de sua vida: uma esmeralda no dedo e a mulher no coração, dona Lêda”.

Era início dos anos cinquenta e o recém-formado médico, José Vieira de Magalhães, com pós-graduação em Pneumologia, era um especialista completo: dominava a patologia, a clínica e as ações sanitárias da especialidade. Incorporou-se à equipe sob a direção do Dr. Gilmário Mourão Teixeira, hoje Membro Honorável desta Academia,

Juntos, trataram de organizar o Sanatório de Maracanaú.

O acadêmico José Vieira de Magalhães assentou as bases da Pneumologia cearense através da criação do curso dessa especialização médica no então Sanatório de Maracanaú.

A família cresceu no Ceará com quatro filhos, alguns aqui presentes, com quem me congratulo pela honra de assumir essa passagem pela sua Cadeira.

O Acadêmico José Vieira de Magalhães tem uma trajetória de dedicação e entusiasmo na luta pela erradicação da tuberculose no Ceará e no tratamento das doenças respiratórias, tendo sido um grande colaborador na Campanha “Com Cristo sem KOCH”, em parceria com a CNBB, quando, em 1975, o Sanatório de Maracanaú, através de sua diretoria, lançou a Vacinação Oral da BCG, no Batismo.

Na primeira e segunda Diretoria (1978-1981) sob a presidência do Acadêmico Waldemar de Alcântara e Silva, ocupou o cargo de Conselheiro Fiscal.

Durante dez anos, ocupou o cargo de tesoureiro da Academia Cearense de Medicina. Na sétima Diretoria instalada (1990-1992), foi eleito presidente.

Seu jeito simples, ético e correto deixa em todos nós a certeza de que ele é um homem do Bem. Médico lapidado pelo olhar especial que sempre teve sobre si e sobre os outros, privilégio dos que sabem atuar indo além da profissão na luta pela vida.

Este é o Acadêmico José Vieira de Magalhães, Membro Honorável, eternizado pela sua história da qual terei, a partir desse momento, a honra de compartilhar neste sodalício.

Muito obrigado!

Ac. César Silva Pontes

Membro titular da ACM – Cadeira 5

* Extraído do discurso do acadêmico César Silva Pontes, proferido na solenidade de posse na cadeira Nº 5 da Academia Cearense de Medicina, ocorrida no Barbra’s Eden, em 27/04/2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog