quarta-feira, 11 de novembro de 2020

PEGADAS DA MISERICÓRDIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

Onde Deus se revela em tempos de isolamento social? Para aqueles que acreditam, há sinais de Deus em todas as coisas e em todos os acontecimentos. Quem tem os olhos permeados pela fé é capaz de ver luz onde há escuridão. É capaz de ver início onde todos veem finitude. É capaz de ver sinais de Deus, mesmo nos imprevistos da vida. Apenas é preciso olhar para além das aparências e sombras, pensar o interior de tudo, mesmo estando numa caverna escura. Temos um Deus que nos escuta e vê, sente e se compromete conosco.

Como Deus caminhou conosco neste tempo de pandemia? Onde podemos ver com o olhar da fé suas pegadas e traços de misericórdia? Sua presença é visível nas leituras da liturgia deste tempo que enfrentamos? Cada Palavra chega no momento certo, para a situação certa, consolando e animando o coração certo.

Ao preparar a reflexão para as celebrações do período de isolamento social, ficava extasiado em constatar como a Palavra de Deus ali se manifestava viva e eficaz. E, por ser viva e eficaz, não retornava sem produzir o fruto que se propunha: "Assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para qual a enviei" (Is 55,11). Suas pegadas, também, eram visíveis nos testemunhos de vidas doadas e entregues aos outros. Assim sendo, muitos chegaram a perder saúde, e até a vida, doando vida aos outros.

Convido você, agora, a refletir comigo tudo o que ouvimos, rezamos e refletimos durante o isolamento social e a fazer uma releitura ou viver uma recordação (passar novamente pelo coração) o tempo vivido. Com certeza, também, fará uma releitura da própria vida, com o olhar iluminado pela fé e gratidão, descobrindo com mais claridade as marcas de Deus, escritas no tecido da sua existência. Fazer uma teografia, ou seja, ler as marcas de Deus, seu modo de atuar e deixar registros que podem ser lidos.

Você está disposto a fazer essa caminhada? Convido vocês para mergulharem no conteúdo do meu novo livro Pegadas da Misericórdia em Tempos de Pandemia, que traz reflexões do meu dia a dia durante o isolamento social e para a pós-pandemia. 

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor pastoral do Colégio Sto. Inácio.

Fonte: O Povo, de 10/10/2020. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog