terça-feira, 10 de novembro de 2020

UMA FACULDADE QUE NÃO PAROU

Por João Macêdo Coelho Filho (*)

A Faculdade de Medicina (Famed) da UFC tem cumprido papel decisivo no enfrentamento da Covid-19. Alicerçada em uma tradição de 72 anos, reúne dois cursos de graduação (Medicina e Fisioterapia), 12 programas de pós-graduação, e 288 projetos de extensão, capitaneados por uma comunidade de 1.200 alunos, 226 docentes e 220 técnicos administrativos.

A despeito da suspensão das aulas presenciais nesse período, seguindo as normativas oficiais, a Famed manteve-se plenamente mobilizada, conduzindo atividades acadêmicas remotas e uma série de ações e pesquisas voltadas ao enfrentamento da pandemia. Citem-se inúmeros webseminários realizados, publicação de documentos técnicos e de dois e-books gratuitos com grande circulação. Por meio de uma chamada interna, foram financiadas 19 iniciativas, variando de investigações experimentais e clínico-epidemiológicas sobre Sars-CoV-2 a ações solidárias com grupos populacionais vulneráveis, como moradores de rua e idosos.

O aporte de recursos, oriundos da UFC e do MEC por captação da Administração Superior da Universidade, permitiu também a instalação de avançada infraestrutura para pesquisas em virologia, considerada uma das melhores do País. A Famed passará a contar, além dos já existentes biotérios de excelência, com um moderno biomódulo de nível máximo de biossegurança, favorecendo a pesquisa de ponta com agentes biológicos.

Quanto às ações assistenciais, destacamos a colação de grau antecipada de 84 novos médicos para o SUS, possibilitada pela manutenção das atividades do Internato na pandemia; a realização de significativo número de exames sorológicos; a disponibilização de leitos, e o empréstimo ao Lacen de equipamentos para exames pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos. Mencione-se, ainda, a unidade no Hospital Universitário Walter Cantídio especialmente instalada para atendimento de pacientes com Covid-19.

O desempenho da Famed, e a UFC como um todo, ratifica o seu compromisso com a sociedade e a importância de investimentos que as permitam cumprir de forma ainda mais eficiente o seu relevante papel social. 

(*) Médico geriatra e diretor da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 24/09/2020. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog