domingo, 5 de janeiro de 2025

Curiosidades históricas III

11 Inventados na China, os óculos escuros na verdade não foram feitos para proteger os olhos dos raios solares, mas para esconder os olhos dos juízes em julgamentos, para que eles não pudessem ver o que o acusado estava sentindo.

12 Segundo historiadores e biólogos, bebês nascidos há 2 mil anos tinham 20 vezes mais chance de nascer com uma estrutura vestigial do que os bebês de hoje.

13 John Tyler, presidente dos Estados Unidos em 1841, ainda tem dois netos que estão vivos.

14 A última viúva de um soldado da Guerra Civil Americana morreu há 10 anos. Ela tinha 18 anos quando se casou com o ex-veterano de 81 anos em 1927.

15 Quando ela morreu, ainda recebia um cheque mensal de 70 dólares de pensão, enviado pela Administração dos Veteranos de Guerra, que pertencia ao seu marido. O valor recebido atravessou três séculos.

16 Na noite em que foi assassinado, Martin Luther King estava brincando de guerra de travesseiro no quarto do hotel.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 4 de janeiro de 2025

Curiosidades históricas II

5 O exército de Júlio César estava pronto para atacar a metade do exército que havia se separado deles somente há algumas horas antes.

6 Muito se fala do Grande Império Romano, mas na verdade foi o décimo-nono maior império da história, cobrindo uma área de 40 milhões de quilômetros quadrados - um tamanho até que considerável.

7 Durante a famosa batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, uma estação de trem pertenceu aos alemães e aos russos 14 vezes em uma única tarde.

8 Para tentar parar o avanço dos tanques de guerra alemães, os soviéticos amarravam explosivos nas costas dos cães e os usavam para explodir os tanques inimigos. No entanto, os cães ficavam com medo e voltavam para seus donos, provocando a explosão no lugar errado.

9 De acordo com cálculos históricos, 21 soldados soviéticos foram mortos para cada soldado que morreu na Segunda Guerra Mundial.

10 Nove das 11 guerras mais sangrentas e mortíferas do mundo aconteceram na China.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

Curiosidades históricas I

Existem muitos detalhes curiosos e interessantes na história que não são ensinados na sala de aula. Afinal, até grandes figuras históricas eram apenas seres humanos como você e eu, e a história é feita de pessoas e suas ações. Então veja esses fatos que você provavelmente desconhece, e irá se surpreender.

1 As pirâmides foram construídas há muito tempo, mas muito tempo - até mesmo o Rei Tutancâmon do Egito teria provavelmente as visto como estruturas "antigas".

2 Por falar em Egito, a rainha Cleópatra na verdade foi a primeira em sua família a aprender egípcio. Depois disso, a família regeu o Egito por séculos.

3 Durante a Segunda Guerra Mundial, o Alasca foi a única parte dos Estados Unidos que ficou sob o controle de forças inimigas.

4 É triste dizer que, durante 3 mil anos, o mundo só esteve em paz por apenas 240 anos, o que significa menos de 10% de todo esse tempo.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

O PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA EM 2024

Por Pedro Jorge Ramos Vianna (*)

Ao tomar conhecimento da tese ganhadora dos agraciados com o Prêmio Nobel de economia deste ano fiquei muito feliz.

E por que fiquei feliz? Porque, em 1992, em minha Tese de Professor Titular apresentada e aprovada em concurso público do Departamento de Teoria Econômica, da UFC defendi tese semelhante.

Nessa Tese analisei o papel do Setor Público brasileiro como agente do desenvolvimento da Região Nordeste. E lá, explicitamente, defendi que o desenvolvimento atual de qualquer região é o resultado da junção de três fatores: os fatores (recursos) naturais, os fatores históricos e os fatores institucionais e argumentei sobre o poder deste último para a determinação, no caso, das disparidades regionais.

Em trabalho posterior, desta vez em 2017, voltei à tese de 1992, incluindo um quarto fator, o fator aleatoriedade. Esse artigo foi apresentado em Alicante, Espanha, na XXVII Jornadas Hipano-Lusas.

É claro que não estou querendo igualar-me aos ganhadores do Nobel/2024, apenas me alegro por ter visto que a tese que defendo há 32 anos foi reconhecida como importante para a análise de um processo de desenvolvimento econômico.

Como "fator institucional" defino toda ação perpetrada pelo homem e suas instituições. E sempre procurei mostrar que dentre esses fatores institucionais sobressai o papel do governo. Defendi e defendo que este foi o fator mais importante para definir o atual estágio de desenvolvimento do Nordeste.

Esclareço, entretanto, que não fiz pesquisas quantitativas, econométricas, para corroborar esta minha assertiva.

No caso dos ganhadores do Nobel/2024 eles mostraram que algumas sociedades constroem "instituições inclusivas" e prosperam, enquanto, outras, constroem "instituições extrativistas" e ficam para trás.

As instituições inclusivas são aquelas que trabalham para o crescimento econômico, trabalhando com o apoio do governo, e que criam um ambiente de incentivos ao investimento e à inovação, bem como condições de concorrência equitativas.

Por outro lado, as instituições extrativistas são aquelas que são desenvolvidas pelas elites econômicas, dedicadas à exploração dos recursos naturais, sem a preocupação com o progresso e a inclusão social. Assim, seus efeitos são perversos em termos de crescimento econômico, não contribuindo para a prosperidade das nações. I

Vale registrar que foi trabalhando com os "fatores institucionais", no caso o governo federal, que escrevi alguns artigos rebatendo os três mitos que normalmente são apregoados contra a Região: o NE é prioridade do governo federal; é sorvedouro de recursos federais; não responde aos incentivos do governo federal.

Parabéns aos ganhadores do Nobel de Economia 2024!

(*) Economista e professor titular aposentado da UFC,

Fonte: O Povo, de 15/12/24. Opinião. p.20.


Crônica: “Nobreak no coffee break” ... e outros causos

Nobreak no coffee break

Zé, estimado amigo José de Pedim! Zé, haver nascido no seu tempo de existência planetária é deveras uma felicidade, satisfação oceânica. Pense num ser invadido pela gentileza, desde sempre, o José! Ah, se o mundo coubesse mais de ti no coração do mundo, e as pessoas seriam mais gente, Zé meu! Do generoso e prestativo amigo, duas histórias de devolver a esperança a nós tão alquebrados...

1ª - O intervalo curto pra comer e beber

Era aniversário da empresa em que Zé labutava como auxiliar de serviços gerais. Dia de festa, pois, na firma. E começava com um lauto coffee break para os 43 funcionários. Mas, o imprevisto: a pessoa encarregada de ir buscar o dicumê do povo (sanduíches, bolos em fatias, pães de queijo, biscoitos, frutas, sucos e café) já encomendado adoeceu e não deu as caras por lá. Só havia ele àquela hora da manhã - 6h15 - no lugar.

O chefe geral chamou nosso prestimoso José de Pedim e pediu socorro:

- Se só tem tu aqui, vai tu mesmo!

- Pradonde, dotô João?

- Pro centro da cidade!

- Eu vou! Fazer o quê?

- Pegar o coffee break do pessoal!

- Pegar o quê?!?

- O coffee break, Zé! Aniversário da empresa e vamos servir um...

- Entendi, entendi! É pra eu ir ao centro pegar o...

- Coffee break!!!

Bem-mandado como sempre foi, Zé saiu. Na pressa, nem o chefe disse o local em que amigo deveria pegar o lanche ligeiro dos funcionários, tampouco ele perguntou o nome da loja. Uma hora mais tarde, José de Pedim chega à empresa, suado, com... dois no breaks na mão!!!

A terapêutica do radinho de pilha

Prestativo, servidor e, graças a Deus, sem maldade alguma, o querido Zé. Tão logo soube que um sobrinho, filha da irmã mais velha (e dele afilhado), adoecera e tratou sem detença de fazer algo de útil pelo menino. No caso, comprar um radinho de pilha zero quilômetro, precisamente esse abaixo que ele descreve para o vendedor da loja de eletroeletrônicos:

- Um rádio portátil AM/FM à pilha retro vintage antigo recarregável com bluetooth e USB.

- É baratim, só 80 reais no Pix! O senhor vai amar!

- Né pra mim, é pro meu sobrinho!

- Ah, ele deve gostar muito de rádio!

- Sim! Minha irmã disse que ele ia ficar curado com radioterapia.

O melhor, acreditem: o menino tá em remissão! Pra Zé foi o radinho de pilha!

Um cara cheio de gratidão

Zé gentil, Zé servidor, Zé sem maldades e, por último, Zé escritor. Mais precisamente, autor único de "técnicas, orientações, informações ou práticas para resolver problemas psicológicos até dum coqueiro". Gaba-se, por já contar 65 anos, de ter por inspiração a grande Cora Coralina, que estreou em livro com boníssima idade. Muito me envaideceu ao segredar-me que eu era o personagem principal da obra ele. Do que trata o livro?

- Autoajuda, como diria o grande Tarcísio Garcia, na ruma!

- E o título, Zé?

- Lições para você aprender a não morrer com facilidade. Pode até morrer, mas...

Fonte: O POVO, de 15/11/2024. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

ANO NOVO

Por Patrícia Soares de Sá Cavalcante (*)

A vida é um dia. Um dia que transcorre onde estamos. A janela pode estar aberta, mas, por vezes, a vida passa por ela e não a percebemos. Como a Carolina do Chico, ele bem que lhe disse: "Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu, o tempo passou na janela, só Carolina não viu."

Hoje à noite veremos estrelas exuberantes e cintilantes no céu. Faremos nossos pedidos e desejaremos grandes realizações para o ano que se aproxima, pois insistimos na ideia de que o que dá sentido à vida é a concretização de feitos extraordinários, algo maravilhoso, porém raro de acontecer. Mantemos a exigência de um estado de felicidade constante.

Alguns já desistiram e, após o tilintar das taças à meia-noite, ou até mesmo antes, irão dormir como de costume, desprovidos de esperança, convencidos de que a vida seguirá, sem grandes transformações, e que amanhã será mais uma quarta-feira.

Há aqueles que comemoram as grandes conquistas, mas que também são sensíveis às pequenas alegrias, como o nascer de uma rosa, tornando única uma quarta-feira qualquer. Essa é a esperança mais bonita, e todos nós podemos desenvolvê-la. É como uma espécie de lanterna interna que dispara pequeninas estrelas, que brilham em nosso peito, quando experimentamos algo verdadeiramente genuíno e simples. Aí, sim, é nesse instante que tudo se ilumina e o ano novo se revela, acontece dentro da gente e pode surgir a qualquer hora, em qualquer momento.

Ano novo é poder experimentar a liberdade de abrir a janela e olhar através dela. Observar o Sol e sentir a alegria do calor na pele e, depois que ele se põe, aceitar a melancolia que, às vezes, surge, como disse Fernando Pessoa (Alberto Caeiro): "Eu fico triste como um pôr do sol, mas a minha tristeza é sossego porque é natural e justa". Ano novo é poder contemplar a Lua e seus mistérios. Olhar o mar e admirar a maré calma e a maré revolta, sabendo que sempre se alternarão. Ano novo é surpreender-se com as árvores dançando ao vento e ser capaz de perceber o bom dia no canto dos passarinhos. Ano novo é quando, após perder o telhado, desenvolve-se a capacidade de contemplar as estrelas. Feliz ano novo!

(*) Médica psiquiatra.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 31/12/2024. Opinião. p.26.

Saiba por que o "mercado" está reativo às mudanças na distribuição da renda

Por Alexandre Sobreira Cialdini (*)

O Brasil tem a segunda maior taxa de desigualdade de riqueza entre 56 países, ficando atrás apenas da África do Sul. Essa situação pode se agravar caso a sociedade organizada e as instituições não reconheçam que o atual grau de concentração de renda é insustentável. Sem enfrentar esse problema, o Estado não terá dificuldades em implementar políticas públicas que promovam um desenvolvimento equilibrado e inclusivo.

De acordo com o Relatório Riqueza Global 2024 (disponível em: <http://surl.li/oxcviu>), elaborado pelo banco suíço UBS, referência mundial em serviços financeiros, o patrimônio médio por adulto no Brasil cresceu mais de 375% desde a crise financeira de 2008, superando o México e a China. Ainda assim, o País tem a segunda maior taxa de desigualdade de riqueza entre 56 países (repetição proposital!) e a terceira maior taxa de juros do mundo, perdendo apenas para a Rússia e a Turquia.

Outros estudos do UBS (disponíveis em: <https://encurtador.com.br/HY6fP>) projetam um aumento de 22% no número de milionários brasileiros até 2028, totalizando 464 mil pessoas com patrimônio igual ou superior a US$ 1 milhão. Esse crescimento será impulsionado, em parte, pela transferência de riqueza de fundadores de empresas para a próxima geração. Pela primeira vez em nove edições do Relatório de Ambições de Bilionários do banco suíço, novos bilionários acumularam mais riqueza por meio de herança doque por empreendedorismo, refletindo uma baixa geração de valor adicionado. Em um único ano, US$ 150,8 bilhões foram herdados por 53 indivíduos em todo o mundo, superando os US$ 140,7 bilhões acumulados por 84 bilionários que construíram suas fortunas de forma independente.

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest, realizada com 105 profissionais do mercado financeiro, revelou forte resistência às políticas tributárias propostas pelo governo federal. Entre os entrevistados, 96% acreditam que a economia está na direção errada, 90% avaliam negativamente o governo e 85% consideram prejudicial a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos. Para a maioria, o aumento da tributação para quem tem rendimentos acima de R$ 50 mil mensais (com 10% sobre o valor recebido) não trará benefícios à economia.

Mas por que essa reação? Porque o governo busca compensar quem tem renda superior a R$ 600 mil em favor dos que ganham até R$ 5 mil, visando recuperar uma perda de arrecadação estimada em R$ 35 bilhões. Ou seja, um bilionário que recebe R$ 10 milhões teria de pagar R$ 1 milhão. É disso que o “mercado” não gosta.

Contudo, os números da economia contrariam essa reatividade do “mercado”, formado por cerca de 140 instituições financeiras responsáveis pela produção do Boletim Focus. A pesquisa da Genial/Quaest não considerou que a pobreza extrema caiu de 31,6% para 27,4%, o que representa, em termos absolutos, uma redução de 67,7 milhões para 59 milhões de pobres extremos. Os pessimistas também ignoraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024 teve alta de 0,9% e que, no acumulado anual, o crescimento de 2024 pode chegar a 3,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o “mercado” também errou em suas previsões para o crescimento da economia em 2023, apostando em uma expansão de 0,8%, conforme estimativa do pelo Fundo Monetário Internacional. Na realidade, o Brasil registrou um crescimento de 2,9% no PIB, superando as expectativas pessimistas. A taxa de desemprego também contrariou as previsões, atingindo 6,2% no trimestre encerrado em outubro de 2024, a menor desde o início da série histórica, em 2012.

Concluo com uma reflexão do economista Delfim Neto: “Para o mercado funcionar, ele tem que ter um mínimo de moralidade. E a moralidade no mercado vem da igualdade de oportunidades”.

(*) Mestre em Economia e doutor em Administração Pública e Secretário de Finanças e Planejamento do Eusébio-Ceará.

Fonte: O Povo, de 12/12/24. Opinião. p.17.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

UM BLOG EM EVOLUÇÃO – a marcha de 2024

Em 31/12/2024, o blog atingiu o patamar de 217.200 acessos, com o adicional de 5.770 visitas durante o ano recém-concluído, correspondentes a uma média de 480 acessos mensais.

Em 2024, foram 670 postagens, conferindo em média a 55,8 por mês; isso, em parte, ocorreu porque, principalmente, nos finais de semana, o blog exibia duas ou mais inserções por dia. Em relação ao ano de 2023, houve um implemento de 35 postagens. Ao término deste ano, o Blog acumulou 8.168 postagens.

A regularidade e a qualidade das postagens, bem como a sua diversidade temática, entre outros motivos, têm colaborado para assegurar a fidelidade dos visitantes costumeiros e a acolhida de adesões ao blog. Neste ano, várias crônicas publicadas pelo editor do blog nas mídias impressas e aqui inclusas como postagens foram reproduzidas em grupos de WhatsApp, recolhendo boa repercussão entre os leitores.

Segundo o contador do blog, confrontando com o ano anterior, teria acontecido um incremento da ordem, de tão somente, 2,7 % no total de acessos, mas é bem possível que uma substancial parte das visitas não esteja sendo computados por motivos operacionais do contador. Essas cifras, contudo, podem não retratar uma situação real, porquanto existem postagens que atraíram, isoladamente, centenas de acessos, o que se leva a aventar erros de contagem.

De fato, confirmando esse entendimento, percebe-se no Blogger que muitas postagens alcançaram centenas de acessos, e algumas delas diversas superaram a casa de mais de mil registros, enquanto o contador do blog apontava cerca de quinhentos acessos cumulativos durante o mês.

Por fim, consigno o meu reconhecimento a todos que me honraram com suas visitas ao Blog e oferto votos de que experimentem um venturoso ano de 2025.

Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Administrador do Blog do Marcelo Gurgel

 


FELIZ 2025!!

2025 = 45² é:

1) É um quadrado perfeito:

45² = 2025

2) É o produto de dois quadrados:

9² x 5² = 81 x 25 = 2025

3) É a soma de 3 quadrados:

40²+ 20²+5²= 1600 + 400 + 25 = 2025

4) É o quadrado da soma de todos os algarismos do sistema de numeração decimal.

(0 + 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9)² = 2025.

5) É a soma dos cubos de todos os algarismos do sistema de numeração decimal.

(0³ + 1³ + 2³ + 3³ + 4³ + 5³ + 6³ + 7³ + 8³ + 9³) = 2025.

6) Separado em duas partes: 20 e 25, sua soma, 20 + 25 = 45, ao quadrado é 2025

O último "ano-quadrado-perfeito" ocorreu em 1936 e depois de 2025 só em 2116.

Feliz 45² para todos!!!!

Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). Sem autoria explícita.


 

Free Blog Counter
Poker Blog