quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

FALECIMENTO DA PROFA. ZÉLIA ROUQUAYROL: a saúde pública brasileira enlutada

 

É com pesar que aqui registro o falecimento na madrugada de hoje, 13 de fevereiro de 2025, da Profa. Dra. Maria Zélia Rouquayrol, a decana e figura de proa da Epidemiologia brasileira e Presidente de Honra da Academia Cearense de Saúde Pública - ACESP.

O acontecimento aporta grande consternação a tantos que com ela conviveram e enluta a Epidemiologia brasileira e, em particular, a cearense, para a qual, a Profa. Zélia Rouquayrol muito concorreu para engrandecê-la.

Conheci a estimada e respeitada docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1974, quando fui seu aluno de Medicina Social no Curso de Medicina, e com ela convivi como representante estudantil junto aos Conselhos do Departamento de Saúde Comunitária e do Centro de Ciências da Saúde da UFC, bem como na condição de estagiário do Projeto Acadêmico Pacatuba, do qual ela era orientadora.

Na vida profissional, abracei a mesma especialidade e o mesmo campo de trabalho da Profa. Zélia Rouquayrol, tendo tido a grata oportunidade de com ela lidar em tantos momentos laborais.

Acompanhei o seu ingente esforço de produzir e de concretizar a publicação do seu livro “Epidemiologia & Saúde”, que, em suas sucessivas edições, alcançou a abrangência nacional, com notável repercussão para o ensino da Saúde Pública e da Epidemiologia no Brasil. Por especial deferência da amada professora, assumi a condução das duas últimas edições, que passou a incorporar o seu nome no título da obra, sendo então denominado: “Rouquayrol - Epidemiologia & Saúde”.

Guardo dela também a boa recordação de sua participação na banca examinadora do concurso que prestei para professor titular da Universidade Federal do Ceará (UECE) em 1998.

Sinto-me gratificado por ter traçado o perfil biográfico da querida epidemiologista em várias solenidades e publicações dessa dama que será reconhecida, na posteridade, para as futuras gerações, como um dos ícones da Saúde Pública no Ceará.

Que Deus a receba em Seus braços misericordiosos, caríssima amiga Zélia.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Professor titular de Saúde Pública da UECE e presidente da ACESP


Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Registro a minha grande admiração pela professora Zélia e deixo um abraço solidário aos familiares e amigos nesse momento de dor. Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg

 

Free Blog Counter
Poker Blog