quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

LUTO POR LUSMAR VERAS RODRIGUES



Faleceu ontem (19/12/18), em Fortaleza, o Dr. LUSMAR VERAS RODRIGUES, professor titular de Coloproctologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Era graduado em Medicina, em dezembro de 1979, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1988) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1999).
Admitido no Departamento de Cirurgia da UFC em 1991, Lusmar Veras Rodrigues obteve o título de Livre Docência em 2000, galgando o ápice da carreira acadêmica, mediante concurso de Professor Titular efetivado em 2012.
Ele foi Coordenador da Residência de Coloproctologia e Chefe do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, tendo contribuído para a formação de 32 especialistas em Coloproctologia. Como preceptor e chefe da Residência Médica em Cirurgia Geral, participou da formação de sete cirurgiões gerais e ainda de dois especialistas em Endoscopia Digestiva, treinados sob a sua supervisão no Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Geral de Fortaleza.
Lusmar Veras foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da UFC, atuando nas linhas de pesquisa: distúrbios metabólicos e de motilidade do aparelho digestório no estresse e inflamação e suas repercussões metabólicas, tendo sido orientador de 10 mestres, três doutores e 15 alunos de iniciação científica. Era membro do Corpo Editorial dos periódicos: Revista Brasileira de Coloproctologia. Publicou 78 artigos em periódicos, um livro e nove capítulos de livros.
Era, atualmente, membro do Corpo Clínico do Serviço de Coloproctologia e Endoscopia Digestiva do Hospital São Carlos.
Conhecia bem Lusmar, desde os seus tempos acadêmicos, como colega de turma de Angelita Aníbal de Castro. Fui honrado por participar da Banca Examinadora do seu Concurso Público para Livre Docente em Cirurgia do Departamento de Cirurgia da UFC, ocasião em que defendeu a sua Tese “Análise macroscópica da colite por ácido acético, em ratos, e tratada com extratos vegetais (Myracrodruon urundeuva Fr. All.): estudo experimental em ratos”, apresentada em 14 de agosto de 2000. Em 2012, acompanhei o seu concurso para professor titular, quando se pode perceber o quanto ele realizara ao cabo de doze anos, em termos científicos e profissionais, fazendo juz ao cargo máximo da trajetória universitária.
O corpo de Lusmar está sendo velado na Funerária Aethernus (Rua Padre Valdevino, 1.688, Aldeota), com a messa de encomedação às 15h. O enterro será nesta quinta-feira (20/12/18), às 17h, no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitscheck, 4.454, Passaré).
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da Uece

6 comentários:

Unknown disse...

Fiquei costernada com essa notícia. Sou medica e fui atendida por ele em um momento difícil. Tinha a maior confiança nele. Morreu tão jovem ainda. Carreira bem sucedidas. Muito triste.

Unknown disse...

Excelente médico!!! Descobriu o câncer de pâncreas do meu pai !!! Indicou o cirurgião, e hj papai está muito bem ao 91 anos de idade.
Vá em paz Dr. Lusmar !!!
Que Deus conforte a família!

Unknown disse...

Excelente médico!!! Descobriu o câncer de pâncreas do meu pai !!! Indicou o cirurgião, e hj papai está muito bem ao 91 anos de idade.
Vá em paz Dr. Lusmar !!!
Que Deus conforte a família!

Unknown disse...

Que triste!Foi meu médico no ano de 2000!Abaixo de Deus,foi ele que me livrou da morte!Excelente profissional e o melhor proctologista na cidade de Fortaleza!Sem dúvidas, uma perda irreparável!

Unknown disse...

Muito triste! Fui operada por ele em 2015, onde me relataram da sua máxima eficiência e paixão pela profissão! 😢

Jorge Campelo disse...

Somente agora, tomei conhecimento dessa lamentável partida, justamente porque seu respeitado nome foi dado à nova Policlínica pública de Fortaleza. Eu posso dizer, sem exageros, que o dr. Lusmar salvou minha vida na década de 90 ao realizar uma cirurgia bem sucedida na extinta Policlínica da av Heráclito Graça. Minha eterna gratidão e respeito ao dr Lusmar Veras, grande profissional e um ser humano maravilhoso.

 

Free Blog Counter
Poker Blog