quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

NATAL DO DEUS CONOSCO


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Mais uma vez somos chamados a nos preparar, com o Tempo do Advento, para celebrar o dia significativo na história da salvação, acolhendo em nosso coração o Menino Deus que vai nascer.
Jesus entra na história como uma frágil criança. É Deus que, esvaziando-se de Si mesmo, vem a nós e faz sua morada, assumindo nossa natureza humana em tudo, menos no pecado. Vem para trazer a luz, a paz e a salvação.
Essa festa deve muito ser celebrada, pois esse fato mudou o rumo da história da humanidade. O Verbo de Deus, a luz verdadeira, vem ao mundo para iluminar todos os homens (cf. Jo 1,9).
Papai Noel tornou-se o símbolo do Natal, e a festa do nascimento do Deus Menino, que nasceu numa simples manjedoura, pobre entre os pobres, na gruta de Belém, tornou-se um pretexto para um consumismo desenfreado.
Até mesmo entre nós católicos, muitos sabem que celebram o nascimento de Jesus, mas não se atem a grandiosidade que envolve este fato.
Embora não se tenha certeza do dia exato do nascimento de Jesus, comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, como a grande festa do aniversário de Jesus. A festa do Natal é de fundamental importância para o cristianismo, pois, celebra-se a encarnação de Deus feito homem (Jo 1, 14).
Por que celebrar o Natal?
A cada ano somos chamados por Deus a celebrar esse dia significativo na história da salvação, porque Natal é renovação.
No tempo do Natal as pessoas se tornam mais solidárias, nesta época de Natal existe um clima diferente. Porque a cada ano somos chamados a enxergar uma realidade: Natal é Natal porque Jesus nos dá esse presente. Parece obvio, mas o mundo se torna melhor nesse tempo porque os homens recebem uma graça de Deus. A vida recebe um enfeite e as pessoas ficam com coração mais mole. A cada ano Deus nos concede este momento de humanização. A ressurreição é o momento da eternização do humano e o Natal é a humanização do eterno. E, ao celebramos o eterno no humano, nos tornamos melhores.
Viva em toda sua plenitude essa experiência do amor de um Deus que trouxe para nós o salvador.
Natal com Jesus é Natal!
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 14/12/2019. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog