domingo, 29 de dezembro de 2019

SURPRESAS DO DEUS CRIANÇA


Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)
O Natal chegou! Para muitos, noite de alegria que evoca as mais belas recordações pessoais e familiares. Para outros, Natal tem sabor de tristeza porque sentem o isolamento, a solidão, os diversos dramas e provações da vida. Outros reduzem o Natal à mera festa de consumismo para preencher, por vezes, o vazio interior. Seduzidos por apelos vindos de fora nos esvaziamos, tornamo-nos "líquidos", perdemos a interioridade, afastando-nos do horizonte de sentido.
Em tempos de corações tão inquietos, sufocados por interesses consumistas que manipulam o sentido e os símbolos religiosos, somos convidados a recuperar o verdadeiro sentido desta data, celebrar o mistério de Deus que se realiza no interior de uma gruta, e se deixa ver pelos olhos simples da fé, pelo coração manso e humilde de quem espera o Salvador. Em Belém, Deus se faz criança. Esta criança é a Salvação prometida, agora realizada no meio de nós. Na fragilidade desta criança se esconde e se revela a grandeza divina. O menino nos mostra que nosso Deus não é um mito, não é um conceito, mas um amor encarnado, que pode ser visto e saboreado. Deus torna-se tão próximo que o podemos ver e tocar. Ele é Emanuel. Toquemos, portanto, a humildade e a humanidade de Deus. Ele é Deus-conosco, feito um de nós, não infunde medo, não é deus juiz, severo, cruel e distante. Deus Menino que torna visível a misericórdia, o amor e a proximidade.
Que neste Natal, inspirados no Menino, encontremos em cada um de nós a reserva de bondade e solidariedade que o Natal revela. Deus, ao se fazer humano, revela o que há de mais nobre em nós: nossa humanidade. Ser humano é ser para os outros, romper o egoísmo e fazer do amor a pauta do agir. A solidariedade nos faz mais parecidos com Deus. É tempo de alimentar sonhos, semear esperança e acreditar que um novo mundo é possível.
Hoje a gruta é tua casa. Reúne, portanto, tua família e descobre a divindade que se humanizou nos gestos de aconchego, solidariedade, amor, paz e fé. Neste Natal, deixe-se envolver pelas surpresas do Deus feito criança. Feliz Natal!
(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia.
Fonte: O Povo, 21 de dezembro de 2019. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog