domingo, 29 de dezembro de 2019

O VERDADEIRO NATAL


Francisco de Assis Carvalho Cajazeiras (*)
O advento do Natal tem o dom de nos encher de esperanças renovadas em um mundo melhor, onde a fraternidade, a paz, o amor e o respeito pela vida sejam a tônica do existir no planeta.
Parece utopia nesses momentos de desgoverno, de desequilíbrio e desamor.
O homem, o ser humano, está perdido em seu mundo de egoísmo, aprisionado em celas limitantes que o fazem sofrer. A dor é a divina experiência capaz de calar no fundo da alma, do que se aflige revelando-lhe o significado e lhe favorecendo o entendimento da experiência terrena. Por isso, o sofrimento parece universal na superfície do nosso orbe que se encontra no ponto mais alto de uma ebulição de costumes, no cadinho doloroso das provas.
Mas é chegado o Natal! A presença de Jesus feito criança graciosa, singela e simples tem o pendor de tocar emoções e de favorecer clima mais solidário e mais próximo do sentimento do bem.
É pena, porém, que ajam permutando essa lembrança do nosso inconsciente que se espelha e se exterioriza com o assinalar do calendário em uma festa que em tudo lembra as pagãs, em todos os seus interesses mundanos.
Mas os cristãos, temos o dever de deixar vir essa imagem para, exultantes, reforçarmos o nosso desejo de colaborar na construção daquele aparente mundo utópico: a criança divina, o berço de palha ladeado pelos animais do estábulo na sua suavidade e desprendimento.
Isso já deve levar-nos a refletir no usufruto dos bens materiais, na avidez de riquezas que a traça e a ferrugem corrompem, com risco de roubo pelos ladrões.
No silêncio da noite estrelada, na adoração dos pastores, dos mais simples de coração e com a presença de toda corte de espíritos angélicos, aprendamos a valorizar a simplicidade da vida, a quietude da consciência sem mácula e nos desdobrarmos para finalmente nos tornarmos cristãos de fato e de direito.
Unamos os nossos corações na sintonia da ventura pela beleza da vida e pela promessa cumprida do enviado de Deus.
Vivamos o Natal, digno de sua efeméride magna.
Abençoe-nos esse Mestre incomparável! 
(*) Médico. Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará (Foto: Francisco Cajazeiras)
Fonte: O Povo, 21 de dezembro de 2019. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog