quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Centenário de Nascimento do Ac. Gilmário Mourão Teixeira


 
Dr. Gilmário Teixeira acompanhado de sua esposa Dra. Maria Teresa
Em homenagem ao Ac. Gilmário Mourão Teixeira, membro honorário da Academia Cearense de Medicina, e ao ensejo do seu centenário de nascimento que se registra, com a graça de Deus, hoje, 25/12/19, reproduzo uma síntese de sua biografia que publiquei em 2014.
GILMÁRIO MOURÃO TEIXEIRA: tisiologista de renome internacional
Gilmário Mourão Teixeira nasceu em 25 de dezembro de 1919, em Jaguaribe-CE.
Cursou o Seriado em Fortaleza, no Liceu do Ceará, de 1936 a 1940; depois, foi para Recife-PE, onde estudou o Propedêutico Pré-médico, em 1941 e 1942.
Fez a graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Recife (a atual Universidade Federal de Pernambuco-UFPE), de 1943 a 1948. Tornou-se Doutor em Medicina, pela UFPE, em virtude da obtenção da Livre-Docência em Tisiologia, em 1956. Complementou a sua pós-graduação, com cursos e estágios de aperfeiçoamento médico realizados principalmente no exterior.
Ingressou no magistério superior, em 1950, em Fortaleza, como professor da Faculdade de Medicina do Ceará e da Escola de Serviço Social do Ceará. Em 1951, entrou como docente da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo.
Com a instalação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1954, foi enquadrado como professor catedrático de Patologia Geral da Faculdade de Medicina (FMUFC), passando depois a professor de Tisiologia, no Departamento de Medicina Preventiva da FMUFC. Na UFC, ocupou ainda as seguintes funções: membro do Conselho Universitário; diretor e professor do Curso de Especialização em Pneumologia; chefe do Departamento de Medicina Preventiva; membro do Conselho Departamental da FMUFC.
Como médico tisiologista, Gilmário Mourão Teixeira exerceu cargos e funções diretivas em organismos nacionais, engajados no combate à tuberculose.
De grande relevo foram os cargos e funções exercidos por esse tisiologista brasileiro em organismos internacionais, valendo destacar os desenvolvidos no âmbito da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPS/OMS), junto aos Ministérios da Saúde de vários países americanos.
Gilmário Mourão Teixeira foi, ou tem sido, ativo participante de diversas sociedades médicas, nacionais e internacionais. Foi intensa a sua participação oficial em congressos e seminários realizados no Brasil e no estrangeiro, com mais de uma centena de apresentações, como expositor convidado.
Paralelamente às suas atividades de professor, médico e consultor, cuidou da sua produção intelectual, tendo seu nome inserido em quatro livros: A cura aberta da caverna tuberculosa do pulmão, Control de Tuberculosis en América Latina; Controle da Tuberculose e Tuberculose – Guia de Vigilância Epidemiológica.
Sua produção científica é sobretudo marcada por agregar conhecimentos científicos à prática médica e sanitária, resultando em mais de trinta publicações, além de 32 editoriais relacionados à luta contra a tuberculose no Brasil.
Como reconhecimento de sua competência técnica e do seu profícuo labor, foi alvo de muitas distinções e honrarias.
È membro honorário da Academia Cearense de Medicina, empossado em 12 de maio de 2006, o qual, por sua constante presença nos eventos acadêmicos, dignifica o sodalício.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18
* Publicado In: Jornal do Médico em Revista, 10(57): 9, julho-agosto de 2014. (Revista Médica Independente do Ceará). 
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Parabéns para o Dr. Gilmário pela passagem de seu centenário de nascimento, celebrado, ontem, 25/12/2019 ao lado dos três filhos, noras e netos. Que esta data fique registrada na memória de todos os familiares e amigos como um dia de glória. Parabéns, Marcelo, pela postagem registrando a data.

 

Free Blog Counter
Poker Blog