quarta-feira, 18 de julho de 2012

Governo apóia e patrocina overdose de álcool

Este blog reproduz carta-aberta de nossa ex-aluna de mestrado Regina Stela Elias, com a qual me solidarizo em sua luta contra o uso e o abuso do álcool.

Prezado Governador Cid Gomes,
Fiquei chocada em saber, que a policia militar vai mobilizar 1.511 homens, 229 viaturas e 36 cavalos para a segurança do Fortal: uma festa privada, com grandes interesses particulares de lucro, feita para gente da classe A e que estimula intensamente o consumo de bebidas alcoólicas.
Este tipo de evento, induz milhares de adolescentes e adultos ao ABUSO DE ÁLCOOL , ao uso nocivo da bebida e sem dúvida, predispõe, seus participantes à dependência química de uma substância altamente nociva. O ÁLCOOL É A DROGA QUE MAIS MATA NO BRASIL e O CEARÁ É o SEGUNDO ESTADO DO BRASIL onde mais morre gente por Doenças Clínicas associadas ao alcoolismo.
Alguns camarotes privados anunciam claramente no site que cada participante receberá por dia “8 tickets de cerveja ou 5 tickets de whisky ou 6 tickets de vodka e apenas 3 tickets de refrigerantes ou de água por dia.” Esse quantitativo ingerido numa única ocasião já caracteriza ABUSO DE ÁLCOOL e ainda corre o risco de alguns beberem bem além disto, com os tickets de colegas, pagando, etc.
Os organizadores do evento, induzem adolescentes e jovens ao engano de que podem BEBER EM SEGURANÇA. Informam disponibilizar de agentes de segurança, atendimento médico, enfermagem. Porém o que está por trás de tudo isso É A PERIGOSA INDUÇÃO DE PRÁTICAS ALTAMENTE NOCIVAS À SAÚDE E À SEGURANÇA, que tendem a se repetir mais e mais com todo o marketing feito. Na realidade, tudo, no evento, induz o jovem a acreditar que só vai se divertir e fazer amigos se beber mais e mais. Até o slogan da ação de solidariedade induz à ideia de que: só “BEBENDO BEBIDA ALCOÓLICA ELE VAI FAZER AMIGOS” -"Leite serve só para doar, não para beber.... Trágico do ponto de vista da mentalidade que cria em nossos jovens.
O evento é privado, cobra ingressos caríssimos, e não é EDUCATIVO - pelo contrário , DESEDUCA. INDUZ À CULTURA DO ÁLCOOL - interesse dos grandes fabricantes, aliás, muitos fabricantes de bebidas estão imbricados na organização e patrocínio do evento.
É UM ATENTADO À MORALIDADE PÚBLICA que o governo patrocine ou apoie EVENTO com estas características.
Enquanto numa festa privada para a classe A, a policia disponibiliza 229 viaturas, .... centenas de favelas e bairros carecem de policiamento. Cidades inteiras têm de conviver com a falta de policiais e estrutura de segurança....
Peço providências no sentido de rever essas práticas que, aliás afrontam o Estatuto da Criança e do Adolescente, que afrontam a Lei que aprovou a Política Nacional do Álcool ,que afrontam a moralidade pública.
Agradeço as providências para que isso não se repita mais.
Regina Elias
Psicóloga e Mestre em Saúde Pública pela UECE.

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