sexta-feira, 31 de maio de 2019

CÉREBRO PARA A VIDA


Por Weiber Xavier (*)
Maio é o mês da consciência da doença vascular cerebral, uma das principais causas de morte e que pode acontecer a qualquer um. No Brasil, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a segunda causa de morte e a que provoca incapacidades mais graves a longo prazo do que qualquer outra doença levando ainda um número enorme de internações e custos.
Na realidade, de acidente não há nada no AVC apenas no nome e sim, de uma doença, DVC (Doença Vascular Cerebral) decorrente de causas (90%) que podem ser prevenidas como: hipertensão, tabagismo, diabetes mellitus, dieta não saudável rica em gordura, calorias e sal, sedentarismo, excesso de peso e obesidade, colesterol elevado, doença arterial carotídea e periférica, fibrilação atrial e doença cardíaca ou coronariana. Quase três quartos de todos os derrames ocorrem em pessoas com mais de 65 anos e o risco de ter um derrame mais do que duplica a cada década após os 55 anos de idade. Assim como no "ataque cardíaco", no "ataque cerebral" não pode-se perder tempo. É importante que a comunidade conheça os sinais e sintomas do AVC, possa agir no tempo adequado e chegue ao hospital rapidamente se: dormência repentina ou fraqueza do rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental repentina, dificuldade para falar ou entender o discurso; dificuldade repentina na visão em um ou ambos os olhos; dificuldade em andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação de forma repentina; dor de cabeça muito forte sem causa conhecida.
Como o derrame ataca o cérebro, a pessoa que apresenta os sintomas muitas vezes não consegue agir sozinha para procurar tratamento médico. Os espectadores são essenciais para agir rapidamente e levar os que sofreram um derrame ao hospital com rapidez suficiente para obter tratamentos sensíveis ao tempo. Com a conscientização sobre os sintomas e a necessidade de ligar o 192 e ir à emergência rapidamente em caso de suspeita de DVC pode-se melhorar os alarmantes casos dessa doença no nosso País, assim como o controle dos fatores de risco pode melhorar sua saúde cerebral e manter seu cérebro saudável. 
 (*) Médico e professor de Medicina da UniChristus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/05/2019. Opinião. p.20.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

HOMENAGEM AO DR. HAROLDO JUAÇABA NO ICC


O Professor Haroldo Juaçaba, neste ano, estaria completando 100 anos de idade, se vivo fosse, e no sábado próximo (dia 1º/06/19) registram-se dez anos do seu falecimento.
Na passagem do seu centenário de nascimento, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) dedicará a sua sessão clínica de 31/05/2019, para reverenciar o seu ilustre fundador por meio da Palestra À Memória do Dr. Haroldo Juaçaba”, a acontecer no Auditório Lúcio Alcântara, sexto andar do Edifício Anexo, às 7h15min, tendo por expositor Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico do ICC

quarta-feira, 29 de maio de 2019

PALESTRA: O Tema da Mortalidade na Literatura Universal



O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, por meio da Sessão Gastro-Cirurgia – Humanidades Médicas, convida para a Palestra “O Tema da Mortalidade na Literatura Universal” a ser proferida pelo advogado e professor André Bastos Gurgel, no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues, situado no Bloco Didático da Faculdade de Medicina da UFC, às 8h30, do dia 31 de maio de 2019 (sexta-feira).

terça-feira, 28 de maio de 2019

Lançamento do Vol. XVIII dos Anais da Academia Cearense de Medicina

Marcelo Gurgel, tendo ao lado o Pres. Djacir Gurgel de Figueirêdo, fala no lançamento dos Anais da ACM (Foto cedida por Anastácio Queirós)
Durante a XVIII Bienal da Academia Cearense de Medicina (ACM), presidida pelo confrade Pedro Henrique Saraiva Leão, foi lançado em 23/05/19 e distribuído aos participantes do evento o Volume XVIII, Nº 18 dos Anais da ACM.

Dando continuidade ao trabalho da Diretoria de Publicações de nosso sodalício, a obra contou com a nossa contribuição, em particular, na condição de editor.
O livro, com 498 páginas, foi impresso na Expressão Gráfica e Editora, e nele compareço com os seguintes ensaios, crônicas ou discursos:
1. Apresentação dos XVIII Anais da ACM. p.3-4.
2 Viliberto Cavalcante Porto: médico, educador e anatomista cearense. p.245-54.
3 Haroldo Juaçaba: modelo de médico, mestre e cidadão. p.325-27.
4 XVII Anais da Academia Cearense de Medicina. p.337-8.
5 Clínica médica no Ceará – passado e presente (segunda edição). p.339-40.
6 Ideias médicas contemporâneas. p.345-6.
7 Plaqueta “Sociedade Médica São Lucas (1937-2017)”. p.347-8.
8 Viliberto Porto: membro honorável da ACM. p.363-4.
9 Homenagem póstuma ao Dr. João Pompeu Lopes Randal. p.381-2.
10 Geraldo Gonçalves: rememoro de uma vida exemplar. p.385-8.
11 Homenagem póstuma ao acadêmico Viliberto Porto: educador médico de escol. p.411-4.
12 A programação da XVII Bienal da Academia Cearense de Medicina. p.449-51.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

segunda-feira, 27 de maio de 2019

FAMÍLIA


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
A Sagrada Família representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos da fé, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma família bem constituída, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento. Dentro desta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles são duradouros e nos conduzirão, sem dúvida, à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os bons pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão- sem denegrir a imagem dos filhos -, a prudência nos julgamentos, bem como a liberdade com responsabilidade. Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para uma educação saudável. A união familiar é importante para que possamos educar nossos filhos dentro de um ambiente de paz e concórdia. Segundo Coelho Neto, “é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. Por sua vez, os filhos devem respeitar a autoridade dos pais, sem contudo apresentar uma atitude de subserviência, mas de amor e carinho. Quando falamos em educação, não pretendemos nos deter apenas no aspecto relativo ao conhecimento formal. Porém principalmente à educação comportamental, representativa do caráter, do modo de ser, de amar ao próximo, isto é, aquela educação que muitas vezes não se aprende nos bancos escolares e sim, em sua grande parte, no dia a dia da família unida. A melhor forma de se obter solidez num relacionamento familiar é mediante o amor. Podemos dizer que uma família bem constituída segue a palavra de Deus.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 17/5/2019.

domingo, 26 de maio de 2019

A MELHOR MANEIRA DE EMAGRECER


Um homem telefona para um daqueles programas de redução de peso que promete fazer as pessoas perderem 2 quilos em menos de 5 dias.
No dia seguinte, sua campainha toca. Ele abre e dá de cara com uma jovem voluptuosa, esbelta e atlética de uns 20 anos, usando apenas tênis de corrida e roupas íntimas. Ela se apresenta como funcionária do programa de emagrecimento, mostrando um cartão que levava pendurado ao pescoço, que dizia: "Se você conseguir me pegar, sou sua."
Sem pensar nem um segundo, o cara começa a correr atrás dela. Alguns quilômetros depois, já quase sem ar, ele se deu por vencido. A moça voltou a aparecer em sua casa pelos 4 dias seguintes, seguindo a mesma rotina. No quinto dia, o homem se surpreendeu ao descobrir que realmente havia perdido 2 quilos, tal como prometia a propaganda.
Ele voltou a solicitar os serviços da empresa, mas, desta vez, para um programa que prometia 5 quilos em menos de 5 dias. No dia seguinte, quando foi abrir a porta, ele se deparou com a mulher mais linda e sedutora que já tinha visto na vida. Assim como a outra moça, estava também com tênis de corrida, roupas íntimas e o cartão pendurado no pescoço, dizendo: "Se você conseguir me pegar, sou sua."
Em poucos segundos, o homem saiu disparado como um míssil atrás da mulher. Devido ao excelente condicionamento físico da moça, ele não conseguiu alcançá-la. Apesar disso, continuaram a mesma rotina pelos 4 dias seguintes. Ele melhorou muito a sua forma, mas não conseguiu alcançar a treinadora. Para sua alegria, no quinto dia, ele descobriu que havia perdido 5 quilos, tal como assegurava o programa.
Foi então que ele decidiu ir além. Entrou em contato com a empresa e solicitou o programa de 10 quilos a menos em apenas 7 dias.
"O senhor tem certeza?", perguntou o representante da companhia no telefone, "lembre-se de que este é o nosso programa mais rigoroso."
"Tenho certeza", respondeu o homem, "há muitos anos não me sentia tão bem..."
No dia seguinte, quando abriu a porta para receber o novo programa, deu de cara com um homem alto, grande, atlético e musculoso, completamente nu, exceto pelos tênis de corrida e um cartão pendurado no pescoço, dizendo: "Se eu te pegar, você é meu."
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

COMO A SENHORA TEM CORAGEM?


Uma mulher jovem, durante tempos difíceis, estava trabalhando como uma prostituta. Por razões óbvias, ela mantinha isso em segredo de sua família. Um dia, a polícia invadiu o bordel que ela trabalhava e prendeu um grupo de meninas trabalhando, inclusive a jovem mulher.
As prostitutas foram instruídas a se alinhar em linha reta na calçada. E, por coincidência a avó da moça estava passando na rua naquele exato momento! A jovem ficou assustada e sem saber o que fazer...
A avó avistou a sua neta e perguntou curiosamente: "O que você está fazendo nessa fila querida?"
Não querendo deixar a avó saber de seu segredo, a jovem disse que algumas pessoas estavam doando laranjas e que ela estava na fila para pegar algumas e levar para casa.
"Mmmm, parece adorável", disse a avó, "acho que vou ficar aqui também para pegar mais", e a senhora foi para o fim da fila. Um oficial da polícia começou a questionar todas as prostitutas. Quando chegou a senhorinha, no fim da fila, ele ficou perplexo.
"Mas, mas a senhora está com a idade meio avançada, como faz isso?"
A vovó respondeu: "Oh, é muito fácil, meu filho, eu só removo minha dentadura e o resto é só abrir bem..."
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 25 de maio de 2019

GENRO PRESTATIVO...


O pai estava bebendo cerveja, comendo amendoim e vendo TV na sala, 'vigiando' a filhinha de 15 anos, que namorava na varanda.
Sono chegando, cerveja fazendo efeito, o ouvido começa a coçar e o babaca vai cutucar o ouvido com um amendoim, até que a casca se rompe e o caroço entala no ouvido.
O cara fica desesperado, tenta tirar o amendoim com o dedo e empurra mais pra dentro.
Pega uma tampinha de caneta Bic e... Merda!
O amendoim entrou mais ainda.
Nisso, o sujeito, aos gritos, chama a mulher, que veio correndo.
Ao ver a cena, se apavora e já queria levar o maridão bêbado para o hospital.
O cara não queria - Que mico!
Sou um cara de posição, não posso me expor ao ridículo, e tal, e tal.
A filha e o namorado (17 anos) entram na sala pra ver o que estava acontecendo.
- Pai, que é isso! Que vergonha!
Daí, diz o gaiato, namorado da filha fala:
- Calma, que eu dou um jeito!
- Quando eu era escoteiro, era eu quem socorria os amigos!
O entalado, sem graça, apavorado, e agora puto com aquele sujeitinho dando palpite, acabou aceitando a ajuda.
O sujeitinho mete dois dedos no nariz do sogrão e ordena:
- Fecha a boca e sopra pelo nariz, com toda a força!
E não é que o maldito amendoim pulou fora do ouvido!
O namoradinho sai todo convencido, a moça ainda mais apaixonada.
A mulher, encantada com o eficientíssimo rapaz, comenta pro maridão:
- Viu que gracinha? Tão calmo, tão seguro nas emergências. O que será que ele vai ser?!
E o maridão, cada vez mais puto, responde
- Pelo cheiro dos dedos do filho da puta, vai ser ginecologista!
Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones).

CONVITE: Celebração Eucarística e Páscoa da SMSL - Maio/2019


A Diretoria da SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS (SMSL) convida a todos para participarem da Celebração Eucarística do mês de MAIO/2019, que será realizada HOJE (25/5/2019), às 18h30min, na Igreja de N. Sra. das Graças, do Hospital Geral do Exército, situado na Av. Des. Moreira, 1.500 – Aldeota, Fortaleza-CE.
Na ocasião será também conduzida uma comemoração dos Dia das Mães da SMSL.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!
MUITO OBRIGADO!
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Lançamento de “Academia Cearense de Medicina: em biografias e crônicas”

Marcelo Gurgel exibe o livro recém-lançado (Foto cedida por Ana Margarida Rosemberg)
Ao ensejo da XVIII Bienal da Academia Cearense de Medicina (ACM), aconteceu no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza, ontem, dia 23 de maio de 2019, o lançamento do livro “Academia Cearense de Medicina: em biografias e crônicas”.

A obra, a 102ª de nossa autoria (MGCS), que reúne quarenta biografias e crônicas relacionadas à ACM, foi apresentada pelo Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo, presidente da ACM.
Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

PLACA DE “DISTINÇÃO AO ENSINO MÉDICO” AO PROF. HAROLDO JUAÇABA


O Professor Haroldo Juaçaba, se vivo fosse, teria completado em 31 de março passado 100 anos de idade.
Na passagem do seu centenário de nascimento, fui designado para, em nome da família Juaçaba, fazer a fala de agradecimento na Sessão de Abertura da XXVII Jornada Anual de Cirurgia, promovida pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, quando a ele foi conferida uma placa de “Distinção ao Ensino Médico” (in memoriam).
O evento aconteceu na noite de anteontem (22/05/2019) no Auditório Reitor Matins Filho da UFC.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

quinta-feira, 23 de maio de 2019

A XVIII BIENAL DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA



A Academia Cearense de Medicina (ACM) realiza, nos dias 23 e 24 de maio de 2019, a sua XVIII Bienal, encontro de natureza científica e cultural da maior importância para a Medicina cearense, tendo o professor e acadêmico José Murilo Carvalho Martins, como seu Presidente de Honra, e o professoe acadêmico Newton Teófilo Gonçalves, como Patrono.
A coordenação da Bienal é do Ac. Pedro Henrique Saraiva Leão, a organização do Ac. Vladimir Távora Fontoura Cruz e a supervisão geral é do Ac. Djacir Figueirêdo.
O programa científico será desenvolvido no Hotel Sonata de Iracema, situado em Fortaleza, na Av. Beira Mar, 848, e está aberto a médicos e estudantes de Medicina, inscritos antecipadamente, e ao público, em geral, interessado na questão da formação do médico, tema central do evento.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

quarta-feira, 22 de maio de 2019

ÉTICA: O exemplo é tudo


Numa tarde ensolarada, decidiu levar seus filhos ao circo. Ao chegar à bilheteria, pergunta:
- Olá, quanto custa a entrada?
O vendedor responde:
- R$ 30,00 para adultos, e R$ 20,00 para crianças de 7 a 14 anos. Crianças até 6 anos não pagam. Quantos anos eles têm?
E o pai responde:
- O menor tem 3 anos e o maior 7 anos.
Com um sorriso, o rapaz da bilheteria diz:
- Se o Sr. tivesse falado que o mais velho tinha 6 anos, eu não perceberia, e você economizaria R$ 20,00.
E o pai responde:
- É verdade, pode ser que você não percebesse, mas meus filhos saberiam que eu menti para obter uma vantagem e jamais se lembrariam desta tarde como uma tarde especial.
E finaliza:
- A verdade não tem preço. Hoje deixo de economizar $20,00 que não me pertenceriam por direito, mas ganho a certeza de que meus filhos saberão a importância de sempre dizer a verdade!
O atendente permaneceu mudo…
Também ele teria uma tarde especial para se lembrar.
Essa história ilustra uma cena em que os filhos presenciam uma atitude correta do pai.
A história nos permite perceber que:
* Nada deve substituir a verdade.
* Educar é dar o exemplo.
* Jamais devemos fazer pequenas concessões à mentira, o preço é alto demais.
* As palavras convencem, mas o exemplo arrasta.
*** O exemplo é tudo.
Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones).

terça-feira, 21 de maio de 2019

POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO POPULAR


Lauro Chaves Neto (*)
O decreto nº 9.759, de 11 de abril, extinguiu 55 conselhos e colegiados em nível federal, ameaçando a participação popular com a justificativa de que os mesmos estavam distorcendo a participação, burocratizando a administração e onerando os cofres públicos.
A Constituição de 1988 reforçou esses fóruns, compostos por governo e sociedade civil, para democratizar a formulação e o controle das políticas públicas. Se a alegativa é de que os conselhos foram aparelhados politicamente, então a solução não deveria ser extingui-los e, sim, empoderar a sociedade no processo de escolha de seus representantes.
O controle social oriundo da atuação dos conselhos tende a melhorar a qualidade das políticas públicas, uma vez que muitos dos representantes da sociedade levam expertises ausentes no Estado e um melhor conhecimento do assunto. Cabe a indagação sobre quanto custaria ao Estado uma política pública mal desenhada?
O caminho da democracia é formado por um sistema de pesos e contrapesos, de modo a se obter uma moderação de posições pela capacidade de aproximar opiniões divergentes e construir decisões baseadas em consensos ocasionais.
O Brasil saiu, recentemente, de uma eleição polarizada com acusações de ameaça à democracia em ambas as direções, quando a ameaça real veio de quem deveria ser o seu maior defensor, quando o Supremo Tribunal Federal censurou uma revista e ameaçou a livre opinião de brasileiros.
Não se deve confundir a defesa da participação popular como estratégia de aperfeiçoamento das políticas públicas com a defesa do aparelhamento político de sua atuação, quer seja pela esquerda quer seja pela direita ou por qualquer partido.
Dentro desse contexto, reforçar e não reduzir a participação popular na formulação, controle e avaliação das políticas públicas é a alternativa para partilhar o poder e prestar contas à sociedade, que é, ao mesmo tempo, a beneficiária dos seus impactos e a financiadora das suas ações.
(*) Consultor, professor da Uece e conselheiro do Conselho Federal de Economia
Fonte: O Povo, de 20/05/19. Opinião. p.22.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

AMÉRICA LATINA



Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Existem elites responsáveis que conduzem seus povos à prosperidade e ao progresso. Vale lembrar Alexandre, o Grande, da Macedônia, e os povos da Mesopotâmia, do Egito e da Grécia Antiga. Entretanto há lideranças que se preocupam muito mais com a defesa de seus interesses pessoais ou de sua casta, do que com as legitimas aspirações populares. Assim aconteceu, por exemplo, com os dirigentes que determinaram a queda do Império Romano e, mais recentemente, com a Alemanha nazista, a Itália fascista, e a União Soviética stalinista. Precisamos fazer uma reflexão democrática acerca do que historicamente vem acontecendo com a América Latina, com maior ou menor dificuldade em certos países. É inadmissível que, num momento de suma gravidade como este que a América Latina se encontra, quando a fome é grande, quando os níveis de desemprego são preocupantes, quando a violência é corriqueira e quando o narcotráfico está generalizado, parte significativa das elites latino-americanas finge que nada de mau está acontecendo. Por sua vez, a região tem possivelmente uma das mais perversas distribuições de renda de todo planeta, o que propicia a essas elites deterem o monopólio do poder político e do poder econômico. No atual contexto, não é preciso ser nenhum pessimista para perceber, com clareza, o futuro que nos aguarda. A insatisfação popular indica que estamos às vésperas de uma grande crise moral e socioeconômica, se não houver, de imediato, uma mudança de mentalidade por parte de certas elites que não possuem espírito público e solidariedade cristã. De acordo com o tomismo (Santo Tomás de Aquino), a verdade existe e Deus é a própria verdade e conforme João 14,6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Diante do quadro acima, para se conseguir a paz (interior e exterior), sugerimos a exegese (interpretação) de textos constantes da Bíblia.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 10/5/2019.
 

Free Blog Counter
Poker Blog