segunda-feira, 20 de maio de 2024

IME: berço da Engenharia, centro de excelência, patrimônio nacional

Por João Ferreira Galdino (*)

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é legítimo herdeiro da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, criada em 1792. O pioneirismo e a contribuição para o desenvolvimento, a defesa e a soberania nacionais são marcantes na trajetória do IME. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Embratel, a Petrobras, a Eletrobras e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dentre outras organizações e corporações essenciais ao desenvolvimento nacional, foram consolidadas ou concebidas com efetiva participação de egressos do IME.

Além das inúmeras ações em prol da indústria de Defesa e da geração de poder de combate do Exército Brasileiro, Imeanos participaram da realização de obras de infraestrutura nacionais, como hidrelétricas, pontes, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Participaram de projetos que evidenciam a aguçada criatividade nacional, como o Programa Proálcool e o Sistema PAL-M, voltado à implantação da TV em cores no Brasil, na década de 1970. O rol de contribuições é surpreendente.

Nesses 231 anos de existência, o IME mantém a tradição de oferecer um ensino de excepcional qualidade. Alguns resultados oficiais lastreiam essa assertiva, como os últimos indicadores do MEC, posicionando-o como a melhor escola de ensino superior em graduação do País, ou a sexta melhor, quando se inclui nessa avaliação a pós-graduação. Esse é um dos motivos de nosso concurso de admissão ser um dos mais difíceis do País.

Nesse mister, é importante mencionar que o Ceará vem se destacando nesses concursos. Nos últimos 10 anos, a média de inscritos no concurso é superior a 1.000 candidatos, dos quais, em média, cerca de 160 são aprovados e 32 conseguem ingressar no IME. O Ceará é um dos três estados da Federação com maior quantidade de aprovados em nossos concursos. Certamente, esse excepcional desempenho é uma consequência dos enormes avanços na educação do Estado, que vêm ocorrendo desde 2005, como sugerem os sucessivos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.

Na palestra "Instituto Militar de Engenharia: Berço da Engenharia, Centro de Excelência, Patrimônio Nacional", a ser proferida em 24 de abril, na Assembleia Legislativa do Ceará, buscarei desvendar o segredo do sucesso de nossa Instituição e mostrarei que o IME é muito mais do que uma escola de engenharia. Lá são forjados líderes e cidadãos que exercem seus deveres com princípios éticos e valores morais.

(*) Comandante e reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME). General de Divisão Engenheiro Militar.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/04/24. Opinião, p.23.

domingo, 19 de maio de 2024

POSSE DA XXIV DIRETORIA DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

 

Mesa diretora e acadêmicos na solenidade de posse da XXIV Diretoria da ACM em 17/05/24. (Foto cedida pelo Acad. Arruda Bastos).

A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou na noite de 17/05/2024, no Auditório Reitor Martins Filho da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), a sessão solene de posse de sua nova diretoria, para o biênio 2024-2026, que terá na sua Presidência o Acad. José Henrique Leal Cardoso, substituindo o Acad. Janedson Baima Bezerra.

Coube ao Acad. Janedson Bezerra dar posse e passar o colar presidencial ao presidente estreante, após o que o presidente recém-empossado nomeou e deu posse aos membros da nova Diretoria Executiva e do respectivo Conselho Fiscal.

O evento foi conduzido de forma exitosa pelo cerimonialista Acad. João Martins de Souza Torres, consoante protocolo elaborado pelo Acad. Vladimir Távora Fontoura Cruz.

Depois do término dos trabalhos, a ACM ofereceu aos acadêmicos e seus convidados um coquetel de congraçamento nos jardins da Reitoria da UFC.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18


O SEGREDO MAIS PROFUNDO

Quatro senhoras muito amigas costumavam se reunir para tomar um chá toda sexta-feira, na associação da terceira idade do bairro, por mais de 30 anos.

Em um desses encontros, uma delas decide que é hora de contar seu maior segredo, e então diz:

- Meninas, somos amigas há muitos anos e acho que está na hora de conhecermos umas às outras mais profundamente. Eu, por exemplo, preciso confessar que sou cleptomaníaca, mas não se preocupem. Eu jamais seria capaz de roubar qualquer coisa de uma de vocês.

Um pouco surpresa, mas aliviada, a segunda senhora diz:

- Pois eu confesso que sou ninfomaníaca, mas não temam. Eu jamais estive com seus maridos, porque simplesmente não gosto de nenhum deles.

Seguindo a onda, a terceira senhora levanta-se e anuncia:

- Pois olhem, confesso que sou lésbica, mas não se preocupem. Juro que nenhuma de vocês me interessa sexualmente.

A quarta senhora, então, levanta-se, pega suas coisas e sai correndo. As outras três, confusas, gritam: "Espere, Jacira! Não precisa correr! Pode confessar o que quiser, sem medo!"

E Jacira responde:

 - Vocês me desculpem, mas eu preciso confessar que sou fofoqueira, e tenho que dar alguns telefonemas urgentes!

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

JOÃOZINHO, O FILÓSOFO

Um professor de filosofia parou na frente da classe e, sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e o encheu com pedras de uns 2 centímetros de diâmetro. Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Ele então pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os dentro do vidro agitando-o levemente, e os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras. E aí tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro, preenchendo o restante. Olhando calmamente para as crianças, o professor disse:

— Quero que entendam que isto simboliza a vida de cada um de vocês. As pedras maiores são as coisas mais valiosas e importantes: família, amigos, saúde, filhos, coisas que preenchem a vida. Os pedregulhos são outras coisas importantes: o emprego, a casa e um carro. Já a areia representa o resto, coisas pequenas, como os problemas que precisamos enfrentar. Experimentem colocar a areia primeiro no vidro, e verão que não caberão as pedras e os pedregulhos. O mesmo vale para suas vidas. Priorizem cuidar das pedras, do que realmente importa. Estabeleçam suas prioridades. O resto é só areia!

Após ouvirem a mensagem tão profunda, o Joãozinho perguntou ao professor se poderia pegar o vidro, que todos acreditavam estar cheio, e fez novamente a pergunta:

— Vocês concordam que o vidro está realmente cheio?

Todos responderam que sim, inclusive o professor.

Então, ele pega uma lata de cerveja, abre e despeja o conteúdo todo dentro do vidro. A areia ficou toda ensopada, pois a cerveja foi preenchendo todos os espaços restantes, e fazendo com que desta vez o vidro ficasse realmente cheio. Todos ficaram surpresos e pensativos com a atitude do aluno, incluindo o professor.

Então o Joãozinho explica:

— Não importa o quanto a sua vida esteja cheia de coisas e problemas, sempre sobra espaço para uma cervejinha!

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 18 de maio de 2024

Posse de Elisabeth de Francesco Daher na Academia Cearense de Medicina


Elisabeth Daher ladeada por acadêmicos na solenidade de sua posse da ACM em 17/05/24. (Foto cedida pelo Acad. Arruda Bastos).

A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou na noite de ontem, 17/05/2024, no Auditório Reitor Martins Filho da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), a sessão solene de posse do sua nova membro titular, a colega Elisabeth de Francesco Daher, especialista em nefrologia e professora titular de Clínica Médica da UFC, na Cadeiras 7, patroneada pelo médico Virgílio de Aguiar.

A Cadeira 7 foi ocupada anteriormente pelo acadêmico Alberto Lima de Sousa, que passou para a categoria de membro titular resignatário.

A novel acadêmica titular foi recepcionada, em nome da nossa arcádia médica, pelo Acad. José Glauco Lobo Filho, que focou o seu pronunciamento, principalmente, na biografia da nova membro titular.

Na sequência, Elisabeth Daher, a confreira recém-empossada usou a tribuna em seu discurso de posse para o registro das biografias de seus patrono e antecessor na cadeira que ora assumia.

Finda a primeira parte da sessão solene, deu-se a posse da Diretoria da ACM para o biênio 2024-26

A solenidade, sob a presidência do Acad. Janedson Baima Bezerra, e em obediência ao protocolo da ACM, teve por mestre de cerimônia o Acad. João Martins de Sousa Torres, que procedeu cumprindo o cerimonial traçado diretor social do sodalício, o Acad. Vladimir Távora Fontoura Cruz.

Após o encerramento dos trabalhos do evento, a árcade recém-empossada e a ACM proporcionaram aos confrades e convidados um coquetel de confraternização nos aprazíveis jardins da Reitoria da UFC.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18


SEU ZACARIAS, O CHATO

Seu Zacarias, o velhinho mais chato do bairro, entra na padaria, aproxima-se do balcão e pede:

- Um quilo de coxão mole, por favor.

O dono do local responde que lá era uma padaria e que carne é vendida em açougue.

O velhinho vira as costas e vai embora. Na manhã seguinte, diante do dono da padaria, Zacarias pede:

- Por favor, um quilo de contrafilé!

- Meu senhor, já lhe disse que aqui é uma padaria e só vendemos pães. Carne só no açougue!

O velhinho vai embora sem dizer nada, mas no dia seguinte lá está ele de novo pedindo no balcão da padaria:

- Tem filé mignon??

O dono, com voz alterada, ameaça:

 - Isto é uma padaria, e se voltar aqui amanhã e pedir carne novamente, eu pego uma corda e te enforco!

Na manhã seguinte, logo cedo, Zacarias entra na padaria, olha para o dono e pede:

- Por gentileza, o senhor tem corda??

 - NÃO!!

- Então me dê um quilo de carne moída de primeira!

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

ESTA SENHORA IDOSA SABE O QUE QUER!

Um motociclista parou na loja da famosa Harley-Davidson para fazer um reparo na sua moto. Eles não podiam fazer o trabalho naquele momento, então, como ele não morava longe da loja, decidiu caminhar para casa.

No caminho, ele parou em uma loja de ferragens e comprou um balde e uma bigorna. O motociclista também parou na loja de ração e animais, e comprou duas galinhas e um ganso. No entanto, ele teve um problema ... Como levar toda a sua compra para casa?

O proprietário da loja de ração disse: "Por que você não coloca a bigorna no balde, carrega o balde numa mão, coloca um frango debaixo de cada braço e carrega o ganso com a outra mão?" "Ei, obrigado!" - disse o motociclista, e saiu pela porta todo feliz... No estacionamento, ele foi abordado por uma pequena senhora que lhe disse que estava perdida, e perguntou se ele poderia guiá-la até a rua São Francisco de Assis.

O motociclista disse: ''Que coincidência, eu moro exatamente nessa rua. Nós podemos tomar um atalho neste beco e chegar lá em alguns minutos". A velhinha olhou o rapaz cautelosamente e disse: "Eu sou uma viúva solitária sem um marido para me defender. Como sei que quando chegarmos no beco você não vai me segurar contra a parede, puxar para cima minha saia, e abusar da minha pessoa?"

O motociclista disse: "Minha senhora, por favor! Estou carregando um balde, uma bigorna, duas galinhas e um ganso. Como que diabos eu poderia te segurar contra uma parede e fazer isso?" A velhinha esperta disse: "Ponha o ganso no chão, cubra-o com o balde, coloque a bigorna sobre o balde, e eu vou segurar as galinhas."

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


 

Free Blog Counter
Poker Blog