sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Posse dos sócios Ari Leite e Artur Bruno no Instituto do Ceará



O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) realizou na noite de 14/10/16, no Palacete Jeremias Arruda, a solenidade de posse dos seus novos sócios efetivos, o Prof. Ari Leite e o Prof. Artur Vieira Bruno.
A saudação aos novos sócios foi proferida por Juarez Leitão, que destacou os atributos e a trajetória de vida dos recém-empossados. Estes, por sua vez, em suas falas, declararam o apreço e a vinculação que ambos possuíam com o Instituto do Ceará.
A sessão solene, presidida pelodico Lúcio Alcântara, atual Presidente do Instituto do Ceará, contou com a presença um bom número de autoridades, incluindo o Dr. Roberto Cláudio, Prefeito de Fortaleza, e de amigos e familiares dos novos membros.
Na ocasião, o Instituto do Ceará prestou homenagens a alguns beneméritos, como o Prof. José Lima, do Colégio Christus e da Unichristus, cujo certificado foi a ele entregue por nós.
Após a solenidade de posse, foi servido coquetel aos convidados nos suntuosos salões e sacadas da Casa do Barão oferecido pelos recipiendários.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Sócio efetivo do Instituto do Ceará
Presidente da Sobrames/CE

AOS VIVOS: Besteira, a base da sabedoria... e outros causos


Besteira, a base da sabedoria

Não bastasse a mente non-sense do poeta, eis que Jair Morais se consorcia ao zabumbeiro (que toca zabumba) Michael Jackson para me enviar mal traçados arquivos com absurdos que só publico porque me pediu pelo Amor de Deus. Resumirei. De começo, viram um cachorro botar ovo na Vila União. Demais, foram qualificados pelo Sebrae nas seguintes atividades profissionais:
- Corte e Costura de Buchadinha de Carneiro.
- Afinação de Triângulo em Mi.
- Apontador de Lápis com Gilette.
- Borracheiro de Pneu de Carroça Puxada por Burro.
- Acompanhante de Mãe de Astronauta.
- Pastorador de Rebanho de Pinto.
Achou pouco?
O carro que leva os instrumentos (da Banda Marmota deles) só dava problema e pra se vingar decidiram deitar galinha e tirar ovo no banco traseiro; os resultados são surpreendentes. Também propuseram ao vereador a construção de 15 mil banheiros públicos como forma de incentivar o povo a defecar abundante. E trabalham árduo na fórmula de uma água que mata a fome em dois tempos.
De acordo com a dupla, faltam apenas alguns detalhes para que deem início à primeira lipoaspiração a seco em bacurim. Afirmam que “sovaqueira é recurso assaz válido para espantar oficial de justiça”. E provam que, ao atender o celular, o aparelho deve ficar encostado à orelha direita e “não pavilhão auditivo destro”.
Tem outras!
Assumiram a paternidade dos seis filhotes de cachorro pequinês de dona Nina. Para eles, o mau hálito do Gildo é tanto que até pelo telefone “a gente sente”. Mais: “Se o capim-santo um dia pecar, voltamos a torcer pelo Ferrim”. Quando alguém espirra, revelam, é desumano dizer: “Teje preso!” A seu turno, Jair e Michael estão extasiados por saberem que suas mães sempre foram suas genitoras. E provam: a Lei do Sexagenário era pra liberar o sexo entre quem tivesse 60 anos.
Simpatia
A dupla ensina que se nos depararmos com alguém marcado por qualquer defeito físico, devamos assim: “Deus que te marcou, alguma coisa em ti achou”. Contudo, se o aludido defeito for na lapa das orelhas, verbere: “Bicho da ureona / Cabôco véi bom de ripa / Se ‘perpare’ pra levar / Cinco minuto de chulipa”.
Fuleirosofias do Jair
- Para vencer é preciso ganhar.
- Lá tem tudo pra ser acolá.
- Novidade só é boa se for velha.
- Ver um gato balançar a cabeça no cinema é Fellini.
- Alivia deparar-se com um padre rezando missa de bermuda.
- Nunca se apaixone por um rapaz parecido com alguém.
Com direito à seção de achados e perdidos
A senhora Francisca Crispim (ô mulher pra extraviar as coisas!) acaba de perder a única calcinha. Acha ela que a roupa íntima em tela caiu ao descer do ônibus que faz a linha Barra do Ceará-Centro. O elástico estava fraco e, ao saltar na parada, a calcinha desceu pelas canelas, e Francisca nem deu fé...
Fonte: O POVO, de 23/09/2017. Coluna “Aos Vivos”, de Tarcísio Matos. p.8.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

CRESCIMENTO DAS GESTAÇÕES PUERIS



Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Dos comentários recebidos sobre o meu último artigo, que comentou o aumento de número de gestações em adolescentes, destaco um que me advertiu que eu deveria ter explicado melhor a relação entre o Abono Barriga e o maior número de gestações pueris, ao invés de misturar com reformas da previdência, trabalhista e outras quimeras enganativas...
O que temo ao abordar tais assuntos é envolver a Ciência da Estatística, deficiente e eivada de erros de coleta, criando mais um diagnóstico de situação apenas numérico, que serve exclusivamente como alavanca ao empoderamento político-ideológico, seguido de belos discursos, retóricos e infinitos.  Os números, nunca esquecer, prestam-se à interpretação que convém ao poder.  Deixando de lado os percentuais estatísticos e partindo para números absolutos, o IBGE informa que, de 1980 a 2000, aumentou em 15% o índice de gravidez na adolescência, na faixa de 15 a 19 anos. Essa é a única faixa etária que vem apresentando aumento de fecundidade no País. Isso é mais evidente nas camadas mais pobres da população. Cerca de 700 mil mulheres de 10 a 19 anos tornam-se mães a cada ano, sendo que 26% do total de partos são feito em mulheres dessa faixa etária. Por outro lado, são internadas por dia quase 150 adolescentes entre 10 e 19 anos, em virtude de abortos provocados. Essa é a quinta maior causa de internação de jovens em unidades do Sistema Único de Saúde. Dois fatos preocupantes são: a tendência de fazer abortos em estado adiantado de gravidez, quando os riscos são muito maiores, e a grande tendência de engravidar novamente.
Para piorar, temos 1,3 milhão de analfabetos, 17,5 milhões não frequentam a escola e 5,3 milhões concluíram apenas o ensino médio; 24 milhões não têm escolarização adequada e 6,6 milhões a têm defasada, com distorção de idade/série. Conferir em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=253927.
O termo gestação pueril não existe na prática, pois criança que faz outra criança não é mais criança. É bom lembrar que o termo adolescência foi criado em pleno século XX, em contraponto ao que ocorria durante a revolução industrial, quando se passava diretamente de criança para a idade adulta.
Planos e projetos não possuem o dom de se sobrepor à realidade. O título desta resposta/comentário investe contra o papel da grande mídia brasileira na manipulação dos fatos apresentados à opinião pública. O fato de quem vive de bolsa família ter direito a um conversor grátis que transforma sua televisão de analógica em digital não é fruto do acaso. E ninguém comenta que o Abono Barriga é um incentivo direto à gravidez na adolescência e indireto ao crescimento populacional da ‘classe menos favorecida’, o que beira o crime.
O que se publica por ai é que tudo é uma questão de crise econômica. Mas não existem respostas simples para questões complexas.   
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES). Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Homenageados dos 74 anos do Instituto do Câncer do Ceará



DR. JOÃO ANANIAS DE VASCONCELOS FILHO
O médico e ex- deputado João Ananias de Vasconcelos Filho exerceu o cargo de Secretário de Saúde do Estado do Ceará, no governo Cid Gomes. Médico há mais de trinta anos, tem uma trajetória de compromissos com o povo. Foi um dos responsáveis pela reabertura do Diretório Acadêmico do Curso de Medicina da UFC, em pleno regime militar.
Deputado estadual e federal em várias legislaturas, sua atuação teve grande destaque. Divide seu tempo entre Fortaleza, Santana do Acaraú, sua querida terra natal, e outras cidades interioranas, atuando no campo da política e da medicina.
Esta homenagem foi-lhe prestada em reconhecimento por seu papel como gestor da saúde estadual e parlamentar e, sobretudo, por seu trabalho em prol do ICC, a exemplo do seu empenho que possibilitou, para a instalação de um novo acelerador linear para a unidade de Radioterapia do Instituto, quando o João Ananias não mediu esforços para alocar esse equipamento ao nosso arsenal terapêutico, o que resultará em expansão do atendimento e em redução do tempo de espera para começo do tratamento irradiatório.
DR. LUIZ GASTÃO BITTENCOURT DA SILVA
Luiz Gastão Bittencourt da Silva, graduado em Gestão Comercial, é empresário do setor de serviços, atuando em empresas de asseio, conservação, segurança e administração presidiária. É dirigente do Sesc - RJ (Serviço Social do Comércio) e do Senac - RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do Sesc - CE, do Senac - CE e do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará) – entidades que compõem o Sistema Fecomércio - CE, Luiz Gastão é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e membro dos Conselhos da FEBRAC (Federação Brasileira das Empresas de Asseio e Conservação) e dos Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac. 
O nosso reconhecimento foi-lhe direcionado pelas doações de alimentos recebidas pela Casa Vida – casa de apoio do ICC, através do Programa Mesa Brasil Sesc, que contribui para a diminuição do desperdício de gêneros alimentícios, e de outro modo reduz a condição de insegurança alimentar. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
DR. IGOR VASCONCELOS PONTE
Nascido em Sobral, Igor Vasconcelos Ponte é formado em Direito, pós-graduado em Direito Tributário. Já foi coordenador jurídico da Secretaria de Saúde de Fortaleza e Procurador Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, onde, em 2013, assumiu a Superintendência do Detran. Por desenvolver um trabalho sério e ressoante no Ceará, Igor Ponte recebeu a Comenda “Orgulho de ser Sobralense”.
O Instituto do Câncer do Ceará prestou-lhe a homenagem em reconhecimento pelas doações de alimentos, oriundas do Detran-Ceará, sob sua direção.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Coordenador do CEP/ICC

Celebração dos 74 anos do Instituto do Câncer do Ceará


O Instituto do Câncer do Ceará - ICC celebrou na manhã de 23 de novembro de 2018, os seus 74 anos de fundação.
Marcando a programação dessa manhã, houve no Auditório Lúcio Alcântara: 1) Assembleia dos Sócios do ICC, quando os dirigentes institucionais apresentaram relatórios das atividades desenvolvidas nos últimos doze meses; e 2) Homenagens dos 74 anos do ICC e da Casa Vida: Foram homenageados, neste ano, com uma Placa de Reconhecimento, o Dr. João Ananias de Vasconcelos, o Dr. Luiz Gastão Bittencourt da Silva e o Dr. Ivo Vasconcelos Ponte.
Coube-me o encargo de apresentar um breve currículo de cada homenageado, salientando os seus atributos e os feitos que justificaram as respectivas outorgas.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Coordenador do CEP/ICC

terça-feira, 27 de novembro de 2018

PARADA CARDÍACA, REANIMAÇÃO E O PERC


Por Weiber Xavier (*)
A RCP - ou reanimação cardiopulmonar - é um procedimento salva-vidas de emergência realizado quando o coração para de bater. A RCP, especialmente se administrada logo após a parada cardíaca, pode dobrar ou triplicar a chance de sobrevivência de uma pessoa. Cerca de 90% das pessoas que sofrem uma parada cardíaca fora do hospital morrem.
Manter o fluxo sanguíneo ativo, ainda que parcialmente, amplia a chance para uma reanimação bem-sucedida facilitando para que a equipe médica treinada ao chegar ao local tenha mais sucesso.
Em apenas um ano, 475.000 americanos morreram de uma parada cardíaca. Globalmente, a parada cardíaca atinge mais vidas que os cânceres colorretal, de mama e de próstata, a gripe, a pneumonia, os acidentes automobilísticos, o HIV, as armas de fogo e os fogos domésticos combinados. Mais de 350.000 paradas cardíacas ocorrem fora do hospital a cada ano. De acordo com dados da American Heart Association - AHA, quase 45% das vítimas de parada cardíaca fora do hospital sobreviveram quando a RCP realizada por um espectador foi administrada. A maioria das paradas cardíacas fora do hospital ocorre em locais públicos (39,5%), uma parte em residências (27,5%) e asilos (18,2%). Infelizmente, apenas cerca de 46% das pessoas que vivenciam uma parada cardíaca obtêm a ajuda imediata de que precisam antes que a ajuda profissional chegue. Melhorar esse atendimento é uma prioridade através do reconhecimento de parada cardíaca e ativação do SAMU 192, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, desfibrilação rápida, serviços médicos de emergência básicos e avançados, suporte avançado de vida e cuidados pós-parada cardíaca. Uma forte cadeia de sobrevivência pode melhorar as chances de sobrevivência e recuperação para vítimas de parada cardíaca.
O PERC (Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória) é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC fundado em 2006, um dos pioneiros do País que visa o treinamento e educação dos estudantes e da comunidade em técnicas de reanimação e primeiros socorros através de cursos, treinamentos, estágios e capacitações. É uma resposta cearense a um grave problema global que neste mês celebra 22 anos de atividades; se você deseja se informar melhor acesse: www.perc.ufc.br/
(*) Médico e professor de Medicina da UniChristus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 17/10/2018. Opinião. p.20.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O PEDIDO DO PELÉ


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Na noite de 19.11.1969, fazendo 49 anos na próxima segunda-feira, estávamos no Maracanã, com nosso radinho de pilha, para assistir um jogo histórico (Vasco 1 x 2 Santos), quando Pelé, deveria fazer, como fez, o seu milésimo gol. Por ter sido de pênalti e quase defendido pelo goleiro Andrada, não houve nenhuma frustração para a alegria dos 70 mil espectadores presentes no Estádio e também para os milhões de brasileiros espalhados pelo Brasil. O gramado foi invadido por repórteres, radialistas, jornalistas e torcedores de vários clubes, inclusive do Vasco. Uma multidão cercava o camisa 10 do Santos e milhares de vozes nas arquibancadas gritavam: Pelé, Pelé, Pelé... insistentemente. Muitas pessoas, pelo tamanho da emoção, foram às lágrimas. O atleta foi colocado nos ombros de um torcedor e suas primeiras palavras, ditas aos repórteres, foram bem mais bonitas do que o gol: Olhemos para as crianças pobres do Brasil”. Também choramos, e até hoje, ouvimos poucas frases tão corretas e profundas como aquela. Quase meio século depois do ocorrido no Maracanã, a solicitação de Pelé, coincidindo com a de 90 milhões de brasileiros (população de então), infelizmente não foi atendida de forma adequada. Atualmente, somos 210 milhões, situação bem mais complexa, porém devemos insistir. A crise existente na educação infantil continua, ou seja, ainda não estamos olhando, estrategicamente, para as nossas crianças. Sabemos que as prioridades são várias e difíceis nos diversos campos de atuação do poder público, mas esperamos que os “policy makers”, no momento, vejam a educação infantil como uma dessas prioridades. Com certeza, só poderemos pensar num Brasil desenvolvido se conseguirmos, em articulação com a iniciativa privada, implantar um sistema educacional eficiente baseado nas faixas etárias, no acesso, na equidade e na qualidade.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 16/11/2018.

domingo, 25 de novembro de 2018

VIAGEM À BRASÍLIA: Encontro dos CEP



Sigo hoje, 25/11/2018, para Brasília-DF, a fim de participar do “V Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (Encep)”, patrocinado pelo Ministério da Saúde e realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP/CNS, para discussão de Resoluções Complementares à Resolução 466/12.
Retorno à Fortaleza na noite de 27/11/2018.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Coordenador do CEP/ICC
 

Free Blog Counter
Poker Blog