segunda-feira, 31 de outubro de 2022

A MISSÃO EVANGELIZAR

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

No mês de outubro, celebramos em toda a Igreja o Dia Mundial das Missões. A data nos renova um desafio: precisamos ser missionários, pois ainda existem muitas pessoas que não conhecem Jesus Cristo. Por isso, o Papa Francisco sempre ressalta a natureza missionária da Igreja e exorta todos os seus membros a sermos missionários.

E por onde começar? Devemos começar a exercer a missão em nossas famílias. A primeira célula a ser objeto de nossa evangelização é a nossa família, depois nosso bairro e a partir daí as cidades até os confins do mundo. E quem nos dá esse exemplo é o próprio Jesus. Ele nasceu em Belém e morou em Nazaré. Porém, um dos lugares onde foi propagar sua Boa-Nova foi em Cafarnaum, num entroncamento de grandes estradas. Dentro dos seus recursos, Jesus foi anunciar o Evangelho onde a Boa-Nova poderia "pegar a estrada".

Os Apóstolos seguiram o exemplo do Mestre. Pedro saiu de Cafarnaum, onde residia e procurou propagar a Palavra. Paulo saiu de Jerusalém e foi para a Grécia, teve coragem de ir ao areópago e proclamar o Evangelho mesmo que ninguém o escutasse, demonstrando que o mais importante é levar a Palavra e que evangelizar é questão de coragem. Não importa se seremos bem recebidos ou mal recebidos, se a Palavra frutificará hoje, amanhã ou nunca. Importa que ela seja semeada.

E para semear é necessária perseverança, que vem da vigilância. Não podemos desanimar por não vermos resultados imediatos. Devemos estar atentos aos frutos, pois o Senhor é quem os fecunda, o tempo é de Deus e não cabe a nós prever.

Além de perseverar, devemos agir na gratuidade, não devemos nos sentir como servos inúteis. Façamos o bem, mesmo se formos incompreendidos, pois o que importa é a nossa firmeza, a nossa intenção. Coloquemo-nos em nosso lugar de missionários, evangelizadores do Senhor, dispostos a sermos sempre discípulos de nosso Mestre Jesus.

Outro aspecto que devemos ressaltar é a disponibilidade. Nossa resposta não pode ser: amanhã eu vou, semana que vem eu vou, ou não sei, tenho tantas coisas para ajeitar. É bom lembrar que os Apóstolos foram chamados por Jesus de forma rápida, não teve ''namoro'' ou um conhecimento breve. Jesus passou, entrou na vida deles, olhou-os e disse: "Sigam-me". E eles deixaram o modo como viviam, simplesmente largaram as redes e O seguiram. Não tiveram um seminário com Jesus, não tiveram um tempo que pudessem parar e pensar um pouquinho, fazer um discernimento e depois dar a resposta. Foi algo rápido e sumário.

De um lado, os Evangelhos mostram a coragem destes apóstolos. Do outro, mostram que Jesus, em três anos, fez com que morresse nos apóstolos o jeito antigo de viver e de pensar. Fez com que aqueles homens que tiveram a coragem, o desprendimento para segui-Lo, renascessem, recomeçassem, pensassem como Ele, sentissem como Ele.

E se achamos que nada mais temos para oferecer, lembremos de Santa Teresinha do Menino Jesus, que entrou para vida religiosa com 15 anos, morreu com apenas 24 anos e se fez santa num convento que não tinha mais que 800 m². Foi declarada Padroeira das Missões sem nunca ter saído do convento, porque sua oração tinha realmente asas.

Lembremos que a Missão se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem.

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 8/10/2022. Opinião. p.18.


domingo, 30 de outubro de 2022

Comemoração dos 10 anos de formatura da Turma Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva da MedUece

 

Profs. Marcelo Gurgel (Nome da Turma) e Paula Frassinetti Fernandes (Paraninfa), ao centro e ladeados por alguns egressos da MedUece 2012, na comemoração dos dez anos de formatura. (Foto cedida por Paula Frassinetti Fernandes).

Dos 39 concludentes da Turma Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva do Curso de Medicina da Uece, quase trinta aderiram às comemorações dos 10 anos de formatura que foram concentradas no Hotel Santuário das Águias, em Aquirás-CE, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2022.

Na noite de ontem (29/10/22), ocorreu, nesse hotel citado, um jantar de confraternização, animado por um excelente conjunto musical, em um clima de descontração, envolvendo médicos e seus cônjuges, e até com filhos nascidos pós-formatura.

O evento acima fez parte da programação traçada pela Comissão Organizadora e teve início com a fala do Dr. Willian Silva, o qual na condição de representante dessa comissão resgatou as boas lembranças dos tempos de universitários e salientou a importância do congraçamento entre seus colegas, após dez anos de diplomados.

O Dr. Willian Silva, atualmente radicado no Maranhão, onde exerce a especialidade de Otorrinolaringologia e leciona no curso de Medicina de uma instituição federal de ensino sediada em Imperatiz-MA. Veio com a sua esposa Carol, também integrante dessa turma, é dermatologista em Imperatiz-MA, juntamente com os dois filhos do ilustre casal de médicos.

Na sequência, a Profa. Paula Frassinetti Fernandes, a paraninfa dessa turma, pronunciou um belo discurso de saudação, sendo seguida pela a minha fala, que rememorou a mensagem de agradecimento por ter sido honrado ao denominar a quinta turma de médicos formados pela Uece.

 

Momento jubiloso de parte dos egressos da MedUece 2012, na comemoração dos dez anos de formatura. (Foto cedida por Paula Frassinetti Fernandes).

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Nome da Turma de 2012 da MedUece


PERGUNTAS PARA O MÊS DE OUTUBRO

Por Henrique Soárez (*)

O brasileiro ganhou a oportunidade de debater, durante um mês inteiro, duas formas distintas de governar o país. Duas alternativas estão colocadas à frente do eleitor. É verdade que o Brasil merecia muito mais em termos de opções de voto, mas não podemos menosprezar a escolha que nos foi oferecida.

Para quem quer decidir em quem votar, listo a seguir uma série de perguntas para mostrar que a economia ficou esquecida no primeiro turno e que os candidatos têm muito trabalho à frente para comunicar suas propostas. Onde anda o Paulo Guedes de 2018? O que Lula pretende fazer se voltar ao poder? A política de campeões nacionais voltará a valer? O que pretendem fazer para apoiar a iniciativa privada? Como o Estado pode reduzir a fome e o sofrimento da população? Como irão trabalhar para cuidar do meio-ambiente, importante quesito na atração do capital estrangeiro? Quem promete disciplina fiscal? O que teremos no lugar do teto dos gastos? Quem promete embarcar em uma reforma administrativa? Quem promete lutar pela reforma fiscal? O que pretendem fazer pela educação básica? Como pretendem lidar com o Congresso, que será majoritariamente de centro-direita?

Para quem quer gastar neurônios tentando prever o resultado do próximo pleito, então, as perguntas são outras. Os candidatos deixarão de estimular medo em seus eleitores? Como se comportarão os índices de rejeição aos dois candidatos? Onde irão os 8,5 milhões de votos de Simone e Ciro? O absenteísmo em 2022, quando 15 estados elegeram seus governadores no primeiro turno, vai crescer mais que em 2018, quando 13 estados fizeram isso? O que farão Ipec e Datafolha para identificar corretamente os votos em Bolsonaro? Como irão evitar os assustadores erros de previsão ocorridos nas corridas para governador e senador de São Paulo, Rio Grande do Sul, e Pernambuco?

O primeiro turno teve contornos de segundo turno: 91,6% dos votos válidos foram depositados em apenas dois candidatos. Eliminamos 9 presidenciáveis da corrida. Agora temos um mês para fazer a escolha final do modelo que governará nosso país pelos próximos 4 anos.

(*) Engenheiro eletricista, diretor do Colégio 7 de Setembro e da Uni7.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 6/10/22. Opinião, p.18.


sábado, 29 de outubro de 2022

10 REGRAS PARA VIVER BEM POR JEAN VANIER (1928-2019) II

Nascido em 1928, em Genebra, filho de um diplomata que também era herói de guerra e oficial de alto escalão, o franco-canadense Jean Vanier estava numa comissão naval do Comando Marítimo das Forças do Canadá, quando ele e sua mãe se ofereceram para ajudar os sobreviventes do Holocausto em Paris (onde seu pai serviu como embaixador) quando a guerra terminou. O encontro com pessoas esqueléticas que enfrentaram tantos abusos nas mãos de outros humanos o abalou profundamente e mudou o curso de sua vida para sempre.

Católico ávido, Vanier decidiu dedicar sua vida para fazer o trabalho de Deus, fundando a L'Arche, uma organização internacional sem fins lucrativos que busca fornecer moradia, apoio e defesa em nome de pessoas com deficiências intelectuais. Hoje, a L'Arche opera centenas de comunidades em 38 países. Jean Vanier faleceu de câncer em 7 de maio de 2019 com a idade de 90 anos. Mais cedo, por ocasião de seu 90º aniversário, Vanier publicou um vídeo intitulado “10 Regras para a Vida”. Em homenagem a este prolífico filósofo e humanitário, trazemos aqui as dicas de Vanier para uma vida bem vivida:

6. Se você quer ajudar as pessoas, conheça-as

Muitas vezes, não vemos as pessoas que estamos tentando ajudar, apenas os problemas delas. Ouça-as, peça-lhes que falem sobre si mesmas e sobre o que as trouxe à situação atual. Mostre que você não se importa apenas em ser visto como bom ou caridoso, mas que se importa com elas individualmente.

7. Conheça a si mesmo

Você sabe quem é, sabe em que acredita e no que você é bom, mas está familiarizado com suas falhas de caráter? Você pode rastreá-las até um ponto em seu passado? Você pode falar abertamente sobre seus medos? Para melhorar a si mesmo, primeiro você deve estar plenamente consciente sobre quem você realmente é.

8. Promova a compaixão saindo de sua zona de conforto

Para se tornar tolerante, é preciso olhar para todos os grupos a que pertence: sua família, suas amizades, sua religião, sua nacionalidade. Procure a companhia de pessoas com experiências e origens diferentes das suas.

9. Ouça a sua alma

Somos criaturas de curiosidade e desejo sedentos por grandes coisas. Siga sua voz interior e vá atrás das coisas que você deseja, ou seu espírito passará sede. Espiritualidade vem em muitas formas, e pode ser encontrada na menor das criaturas de Deus para a maior, uma conexão que liga a vida de todos.

10. Aceite que você é temporário

Todos sonhamos em deixar uma marca no mundo, mas até mesmo os grandes faraós da antiguidade se desintegraram, não deixando nada para trás a não ser um nome que também desaparecerá com o tempo. Nós não somos criaturas eternas, e o mundo continuará muito bem sem nós.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

10 REGRAS PARA VIVER BEM POR JEAN VANIER (1928-2019) I

Nascido em 1928, em Genebra, filho de um diplomata que também era herói de guerra e oficial de alto escalão, o franco-canadense Jean Vanier estava numa comissão naval do Comando Marítimo das Forças do Canadá, quando ele e sua mãe se ofereceram para ajudar os sobreviventes do Holocausto em Paris (onde seu pai serviu como embaixador) quando a guerra terminou. O encontro com pessoas esqueléticas que enfrentaram tantos abusos nas mãos de outros humanos o abalou profundamente e mudou o curso de sua vida para sempre.

Católico ávido, Vanier decidiu dedicar sua vida para fazer o trabalho de Deus, fundando a L'Arche, uma organização internacional sem fins lucrativos que busca fornecer moradia, apoio e defesa em nome de pessoas com deficiências intelectuais. Hoje, a L'Arche opera centenas de comunidades em 38 países. Jean Vanier faleceu de câncer em 7 de maio de 2019 com a idade de 90 anos. Mais cedo, por ocasião de seu 90º aniversário, Vanier publicou um vídeo intitulado “10 Regras para a Vida”. Em homenagem a este prolífico filósofo e humanitário, trazemos aqui as dicas de Vanier para uma vida bem vivida:

1. Fique à vontade com o seu corpo

As pessoas, muitas vezes, falam sobre sentir-se e parecer mais jovens, mas Vanier nos diz que precisamos aceitar a velhice como ela é, reconhecer os limites do corpo à medida que envelhecem e não combatê-los. Estar em paz com essas mudanças irá ajudá-lo a apreciar o bem da sua vida, não se concentrar no que está errado com o seu corpo, apreciando as muitas funções que ele ainda faz para você.

2. Homens, expressem-se

Os homens são frequentemente ensinados a reprimir suas emoções e não falar sobre elas. Como eles mantêm tudo guardado dentro se si, a frustração se acumula, levando-os a explodir de raiva ou a tentar entorpecer suas emoções através de drogas ou abuso de álcool. Dê voz às suas preocupações e sentimentos, ou você pode ser esmagado sob o peso deles.

3. Não tenha medo de falhar

Muitos acreditam que o amor é uma recompensa para o sucesso e que, se falharem em qualquer coisa, isso significa que não são merecedores de respeito ou amor. Não somos a soma de nossos sucessos e fracassos, e muitas vezes a tentativa é mais importante que o resultado final.

4. Dedique-se ao seu cônjuge mais que ao seu trabalho

Pessoas casadas tendem a se perder na rotina diária de trabalho e priorizam sua carreira sobre seus cônjuges. Sua felicidade como casal é mais importante que uma promoção. Conversar com seu parceiro é mais importante do que terminar a tarefa do trabalho.

5. Esteja realmente presente

Esteja mais atento ao modo como você usa a tecnologia e as mídias sociais, aprenda a ser uma pessoa em uma situação social sem ficar o tempo todo olhando para o seu telefone ou televisão a cada dois segundos. Na verdade, ouça a pessoa com quem você está falando. Neste mundo de comunicação rápida, esquecemos que nossos corpos e mentes ainda são construídos para conversas diretas, olho a olho.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

FOLCLORE POLÍTICO LXXXIX: Porandubas Políticas 610

Abro a coluna com a verve das Minas Gerais.

Pronomes sem importância

Matreirice mineira. Benedito Valadares chegou a Curvelo/MG para visitar exposição de gado do município. Na hora do discurso, atrapalhou-se:

– Quero dizer aos fazendeiros aqui reunidos que já determinei à Caixa Econômica e aos bancos do Estado a concessão de empréstimos agrícolas a prazos curtos e juros longos.

Lá do povo, alguém corrigiu:

– É o contrário, governador! Empréstimo a prazo longo e juro curto.

– Desde que o dinheiro venha, os pronomes não têm importância.

Fonte: Gaudêncio Torquato (GT Marketing Comunicação).

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

MULHER QUE SE AMA, SE TOCA E SE CUIDA!

Por Aline Vasconcellos (*)

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, porém devemos falar sobre a importância do autocuidado diariamente. Sou fisioterapeuta, sempre estive com meu checkup de exames em dia e aos 29 anos fui surpreendida com um câncer de mama triplo negativo.

Na hora o chão abriu, literalmente, pois assim como a maioria das mulheres, eu achava que nunca iria acontecer comigo. Aconteceu! Passei por 16 quimioterapias, 2 cirurgias de mastectomia total, 28 sessões de radioterapia e 12 aplicações de imunoterapia. Ao todo foi um ano de tratamento e graças a Deus e Nossa Senhora há 2 anos estou curada. Não é uma jornada fácil, o apoio dos meus familiares, amigos e de todos os profissionais da saúde do ICC foram fundamentais, lá eu me senti segura e acolhida.

Ainda faço acompanhamento a cada 3 meses com consultas, exames de sangue e de imagem mas apenas por prevenção. Hoje minha vida tem um outro sentido, pois sei que tudo tem um propósito, e tenho como missão ajudar outras mulheres que estão passando pelo mesmo processo, por isso, faço parte da Associação Lua Rosa, uma ONG que tem vários projetos para amparar as mulheres afetadas pelo câncer de mama, acolher e trocar informações.

A jornada pela cura é desafiadora, só quem passa sabe, é um misto de emoções e de aceitação pela nova mulher que você vai se descobrindo, é como um rasgar-se por dentro para criar uma nova imagem, por isso os grupos de apoio são indispensáveis. A campanha do Outubro Rosa é fundamental e a cada ano toma uma proporção maior, muitas pessoas e empresas querem alertar sobre a importância do autoexame, hoje além de ser informativa, ela proporciona vários mutirões de consultas, exames de mamografia e cirurgias gratuitas, portanto, mulheres, fiquem ligadas nessas oportunidades e aproveitem para estar com seus exames em dia. Se coloquem como prioridade, pois o câncer de mama não acontece apenas com mulheres acima de 40 anos, e nem acontece somente com outras pessoas! Ele aconteceu comigo aos 29 anos! Lembrem-se, o câncer de mama tem cura! E se for descoberto inicialmente as chances são ainda maiores, por isso se amem, se toquem e se cuidem! Autocuidado é todo dia!

(*) Paciente oncológica do Hospital Haroldo Juaçaba – Grupo ICC.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 6/10/22. Opinião, p.18.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

GREGOS, DEUSES, MITOS E NOSSOS DIAS

Por Paulo Roberto Carvalho de Almeida (*)

A Grécia antiga tem influenciado muitos povos, desde a antiguidade até os dias atuais. Os gregos tinham uma mitologia muito rica, inúmeros deuses e deusas, que também eram mitos. Entre eles, havia um, considerado deus supremo, senhor dos céus e da luz, que despejava raios e fazia chover, o que fazia brotar, na terra, a vida. Seu nome era Zeus. Daí alguns dizem, ter se originado a palavra Deus. Outro deus-mito – parente do primeiro, pois eram da mesma natureza – controlava o mundo subterrâneo, da escuridão e das sombras. Era chamado Hades, senhor do que depois se chamou inferno. Era o mito da morte, que se opunha à vida. Houve muitas versões desses mitos/deuses ao longo da história. Hitler foi um deles. Alguém tem dúvida de qual foi sua inspiração?

Na alegoria da caverna de Platão, seres prisioneiros de si mesmos enxergam eles próprios e objetos do mundo real como sombras, pois o fogo que ilumina a caverna está distante e rodeado de obstáculos. Assim, aquelas imagens distorcidas e veladas pareciam-lhes ser a primeira e única representação do mundo possível.

A Psicologia, principalmente junguiana, traz os conceitos de luz e sombra como elementos da Psique. Cada um de nós porta em si arquétipos milenares que, de alguma forma não completamente compreendida pelo racionalismo científico, fazem parte de nós, nos constroem e/ou, nos destroem. A tomada da consciência da sombra que existe em todos nós é um passo essencial no caminho do autoconhecimento. O desafio é tentar compreendê-la e integrá-la à luz da consciência, na realização de si mesmo.

Numa variação antropológica do mesmo tema, há a lenda dos dois lobos, dos índios cherokees. Nela, o pequeno índio sente-se confuso em situações do dia a dia, dividido entre sentimentos conflitantes: de um lado, ódio, raiva, crueldade, inveja, egoísmo, ressentimento, intolerância e desejo de violência; do outro, amor, serenidade, humanidade, empatia, generosidade, compaixão e desejo de paz. Pergunta, então, ao ancestral nativo:

– Vô, disseram que tenho dentro de mim dois lobos, um bom e um mau. Mas como vou saber qual o lobo que vai ser o mais forte? O que vai me dominar?

E a resposta do ancestral:

– O que você alimentar!

Nos tempos atuais (como em todos os tempos), temos uma escolha. Qual alimentar?

(*) Médico patologista e professor da UFC. Musicólogo.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 29/09/2022. Opinião. p.19.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

PARA ONDE VAMOS

Por Rev. Munguba Jr. (*)

A Europa está despencando, a Ásia caminhando de forma lenta, a África sobrevivendo, a América do Norte em parte estagnada e outra parte em declínio, a América do Sul sucumbindo. E em meio a esse cenário devastador temos a alegria de observar o nosso Brasil na contramão da história, apresentando índices incríveis face o momento histórico em que vivemos.

Sobrevivemos à maior tragédia mundial de forma surpreendente. Apesar de que em todos os países a culpa pelas mortes foi atribuída à força destruidora do vírus, no Brasil a culpa foi colocada na conta do presidente da República. Mas entristecendo o time do "quanto pior melhor", o Brasil está em uma posição de destaque mundial pela sua desenvoltura na pandemia e no pós-pandemia.

Mesmo com a guerra, que aparentemente é local entre Rússia e Ucrânia, sabemos que estamos vivenciando na prática uma Terceira Guerra Mundial, pois todas as nações estão sendo afetadas pelas consequências do conflito.

Durante anos o Brasil desenvolveu um complexo de inferioridade terrível pelo fato de que exportávamos apenas comodities. Mas hoje as nações descobriram que não se alimentam de chips, robôs, computadores e celulares. Precisam de alimento e o nosso país tem a vocação dada por Deus para ser o celeiro das nações. Temos a maior reserva de água do mundo, a maior área agricultável do planeta, um clima privilegiado, um subsolo inigualável com riquezas incontáveis e um povo forte, capaz, feliz e, em sua maioria, conservador.

Tenho feito uma pergunta por onde passo: em quem você votou há quatro anos? Ele ou ela mereceram seu voto? Muitos nem lembram em quem votaram para Deputado Federal e Estadual. Como podemos aferir o comprometimento desses parlamentares? A maioria só tem candidato para presidente e governador. A votação desse dia dois de outubro elegerá o presidente, os governadores, um senador por estado e deputados federais e deputados estaduais.

Seu voto é sagrado e é como um cheque em branco assinado, uma procuração para agirem em seu nome. Escolha pessoas alinhadas às suas convicções. Não venda o seu voto, não anule o seu voto, não vote em branco, mas exerça a sua força cidadã escolhendo os seus representantes.

(*) Pastor Munguba Jr. Embaixador Cristão da Coreia do Sul Para a Implantação da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil.

Fonte: O Povo, 1/10/2022. Opinião. p.14.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

CONVITE: Lançamento do livro “IDOS E VIVIDOS”

O autor LINEU FERREIRA JUCÁ, com apoio da Unimed Fortaleza e de várias entidades literárias e médicas cearenses, convida para o lançamento do livro IDOS E VIVIDOS.

A obra literária, a terceira de autoria do médico e acadêmico Lineu Jucá, será apresentada pelo médico e escritor Acad. Flávio Leitão.

Local: Auditório da Unimed Fortaleza Av. Santos Dument, 549, Meireles - Fortaleza

Data: Dia 25 de outubro de 2022 (terça-feira). Horário: 19 horas.

Traje: Esporte fino.

IMPORTANTE: Toda a renda do lançamento será destinada ao IPREDE.

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro da Sobrames-CE e da ACEMES

domingo, 23 de outubro de 2022

A DIETA MAIS EFICIENTE

Um homem liga para uma empresa e compra um programa de perda de peso que promete uma redução de 2 quilos em 5 dias, sem mudar nada na alimentação.

No dia seguinte, ele ouve uma batida na porta e lá está diante dele uma jovem de 19 anos, linda e voluptuosa, vestido nada além de um par de tênis e uma plaquinha pendurada no pescoço. Ela se apresenta como representante da empresa de perda de peso e a plaquinha diz: "Se você conseguir me alcançar, eu sou sua."

Sem pensar duas vezes, o homem sai correndo atrás dela. Alguns quilômetros depois, já completamente sem fôlego, ele finalmente desiste. A mesma moça aparece em sua casa nos próximos quatro dias e acontece a mesma coisa. No quinto dia, ele se pesa e tem o prazer de descobrir que perdeu 2 quilos, como prometido.

Animado, ele liga novamente para a empresa e compra o programa de 5 quilos em 5 dias. No dia seguinte, há uma batida na porta e lá está a mais deslumbrante e sexy mulher que ele já viu em sua vida. Ela está vestindo nada além do tênis e, novamente, uma plaquinha que diz: "Se você conseguir me alcançar, eu sou sua."

Logicamente, ele sai correndo atrás dela rápido como um tiro. A moça, em excelente forma, é rápida demais e o homem, é claro, não consegue alcançá-la. Assim são os próximos quatro dias, com a mesma rotina. No quinto dia, para seu prazer, o homem se pesa e descobre que perdeu mais 5 quilos, como prometido.

Então, ele decide investir ainda mais no programa e liga novamente para a empresa, dessa vez para encomendar o pacote de 15 quilos em 7 dias. "Você tem certeza?", pergunta o representante no telefone. "Este é o nosso programa mais rigoroso."

"Absoluta", o homem responde. "Eu não me sinto bem assim há anos."

No dia seguinte, há uma batida na porta, como de costume. Quando abre, o homem encontra um cara enorme, incrivelmente musculoso, vestindo nada além de um par de tênis cor-de-rosa e uma plaquinha que diz: "Se eu conseguir te alcançar, você é meu!"

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

UM CAVALO ESPECIAL

Antônio foi a fazenda do vizinho João, à procura de um cavalo pra comprar. "João, por acaso você teria um cavalo disponível, pra me ajudar na fazenda?", perguntou Antônio.

João respondeu: "Rapaz, eu tenho um aqui muito saudável e bonito, mas a única coisa é que ele foi treinado por um sujeito meio estranho e não costuma agir como outros cavalos. A maneira de fazê-lo parar é gritar 'Ei Ei!', e para fazê-lo seguir em frente é só gritar 'Graças a Deus'! Se você não se importar, fique à vontade".

Antônio entendeu o recado, acenou com a cabeça que estava tudo bem e falou: "Não tem problema, eu posso levá-lo para fazer um teste?"

Logo de início, Antônio ficou super-animado com o cavalo, que realmente era muito belo e forte. Já em alta velocidade pela estrada de terra, Antônio avistou um penhasco adiante e gritou: "Pare!", mas o cavalo continuou galopando.

Antônio tentou novamente: "Ai Ai!", mas o cavalo não parava e cada vez ficava mais perto do precipício... Não importava o quanto tentasse, Antônio não conseguia lembrar da palavra que João tinha lhe ensinado para fazer o animal parar.

Quando estavam a 50 metros do penhasco, Antônio finalmente lembrou e gritou bem alto: "Ei Ei!"

O cavalo derrapou até parar, a apenas meio metro da beirada.

Antônio não podia acreditar na sua sorte! Aliviado, ele olhou para o céu, levantou as mãos, e disse com convicção: "Graças a Deus"!

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 22 de outubro de 2022

A FALSA MAMÃE

Um jovem rapaz estava fazendo compras no supermercado, quando ele notou que uma velhinha o seguia por todos os lados. Ele ia para um corredor, ela ia trás. Ele virava para outra seção do supermercado e lá estava ela de novo. Depois de ter pego as coisas que queria comprar, correu para a fila do caixa, pensando que estaria livre da velha senhora. E quando ele olha para trás, lá está a velhinha!

Muito incomodado com a situação, ele pergunta:

— Boa tarde. Eu vi que a senhora andou atrás de mim o tempo todo no supermercado. Posso lhe ajudar em alguma coisa?

E ela, um pouco sem graça, responde:

— Espero que não tenha feito o senhor se sentir incomodado, mas bem...

— Pode falar, senhora. Não tenha vergonha.

E ela, muito sensível, responde:

— É que o senhor se parece muito com um filho meu que faleceu. Espero que não se incomode.

O jovem, sensibilizado em com um nó na garganta, disse que tudo bem, não tinha problema. Então a velhinha diz:

— Quero lhe pedir algo pouco comum.

— Diga, em que posso ajudá-la?

— Gostaria que me dissesse "Adeus, mamãe" quando eu sair do supermercado. Isso me fará muito feliz.

E o jovem, sabendo que seria um simples gesto caridoso que encheria o coração e o espírito da velhinha, aceitou o pedido.

Assim, ela passou pela caixa registradora e se voltou sorrindo, agitando sua mão, dizendo:

— Adeus, filho!

Ele, todo orgulho, respondeu bem alto:

— Adeus, mamãe!

E lá se foi a velhinha. Ele, contente e satisfeito, começou a passar suas compras na caixa registradora, quando a moça lhe diz:

— São 554 reais, senhor.

Ele se assusta:

— O quê? Isso está errado! Só estou levando alguns produtos que nem chegam a 100!

— Sim, mas a sua mãe disse você pagaria pelas compras dela também.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


CONVITE: Celebração Eucarística da SMSL - Outubro/2022

A Diretoria da SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS (SMSL) convida a todos para participarem da Celebração Eucarística do mês de Outubro/2022, que será realizada HOJE (22/10/2022), às 18h30min, na Igreja de N. Sra. das Graças, do Hospital Geral do Exército, situado na Av. Des. Moreira, 1.500 – Aldeota, Fortaleza-CE.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

MUITO OBRIGADO!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Sociedade Médica São Lucas

PEDIDO PARA O GÊNIO

Um homem caminhava pela praia e tropeçou em uma velha lâmpada. Ele logo pensou naquela história de gênio, pedidos e tudo mais, mas sempre achou bobagem. Mas, como não custava nada tentar, ele esfregou, esfregou, esfregou a lâmpada e o gênio saiu. Mas não era o tipo que ele esperava... Era um gênio muito mal humorado e disse ao homem:

— Ok, você me libertou da lâmpada e blá-blá-blá. Esqueça aquela história dos três desejos, você só tem direito a um. Diga o que quer, não tenho o dia todo.

O homem pensou por um instante depois disse:

— Eu sempre quis ir ao Arquipélago de Fernando de Noronha, mas tenho medo de voar de avião. De navio costumo ficar enjoado. Você poderia construir uma ponte até Fernando de Noronha para que eu pudesse ir de carro?

O gênio deu uma gargalhada e respondeu:

— Impossível! Pense na logística do assunto. São ilhas oceânicas afastadas da costa! Como é que as colunas de sustentação poderiam chegar ao fundo do Atlântico? Pense em quanto concreto armado, quanto aço, mão de obra... Não, de maneira alguma! A ponte não pode ser! Pense em uma coisa mais razoável.

O homem compreendeu e tentou pensar num desejo realmente bom. Finalmente disse:

— Sabe, eu fui casado quatro vezes e quatro vezes me separei. Minhas esposas sempre disseram que eu não me importava com elas e que sou um insensível. Então meu desejo é poder compreender as mulheres. Saber como elas se sentem por dentro, o que elas estão pensando quando não falam com a gente, saber porque é que estão chorando, saber o que elas realmente querem quando não dizem nada. Enfim, gênio, saber como fazê-las realmente felizes! É esse meu desejo!

O gênio irritado respondeu:

— Vai querer a porcaria da ponte com duas ou com quatro pistas?

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Comemoração do Centenário de Nascimento de Vinicius Barros Leal

O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) acolheu, em suas dependências, na tarde de ontem, 20 de outubro de 2022 (quinta-feira), evento comemorativo do Centenário de Nascimento do Sócio Efetivo Vinícius Antonius Holanda de Barros Leal, organizado como uma tocante homenagem familiar, para lembrar que o Dr. Vinícius Barros Leal completaria cem anos de idade se vivo ele fosse, posto ter nascido em 16/10/1922, na aprazível cidade serrana de Baturité-CE.

A Mesa Diretora foi composta por: Gal. Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Presidente do Instituto do Ceará, Dr. João Milton Cunha, Presidente do INESP da Assembleia Legislativa do Ceará, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, sócio efetivo do Instituto do Ceará, e Angela Barros Leal, como representante da família Barros Leal.

Na ocasião foi lançado o livro “Memórias de João Paulino de Barros Leal de autoria da filha do saudoso consócio, a jornalista e publicitária Angela Barros Leal, que cuidou da apresentação dessa obra e falou da importância de se celebrar o centenário paterno na Casa do Barão, entidade que seu pai tanto prezava.

Por especial deferência do clã familiar, coube ao Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, traçar de forma minudente um pujante panegírico do homenageado, assinalando os seus feitos principais, como médico, historiador, professor e escritor de múltiplos talentos.

Após a Sessão, a família do Dr. Vinícius Barros Leal ofereceu um coquetel de congraçamento aos familiares, amigos e demais convidados que prestigiaram com suas presenças tão auspicioso encontro afetivo e cultural.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Sócio efetivo do Instituto do Ceará

  

Crônica: “Balançando o pé de fava” ... e outros causos

Balançando o pé de fava

Tempos áureos da Imprensa Oficial do Ceará. Lá uma falta de luz repentina - era manhã labutativa - estanca todas as máquinas. Quede força pra continuar imprimindo? Ambiente clareado apenas pela luz chegada de fora. Enquanto aguardava a energia tornar, grupo de amigos, entre os quais o Agenor e o Sérgio Neto, se reúne pra jogar conversa fora. O tema: sogra. Conversa vai, conversa vem e um dos servidores conta que a dele, algo raro de se ouvir, era uma santa, não dava pitaco na vida do genro e da filha. Neutralidade que lhe encantava. E orgulhoso defendia:

- Dona Maria é o tipo de criatura que nem fede nem cheira.

O outro já a seguir emendava, aquele acolá aduzia e um quarto reforçava:

- Entendo, sua sogra é do tipo nem Ford nem sai de Simca.

- Nem obra nem desocupa a moita.

- Nem é nem deixa de é.

- Sei como é! Não é carne nem é peixe!

Sérgio Neto, até então sem dar um pio, se pronuncia:

- Se não é carne nem é peixe, é galinha!

Quase um arranca-rabo na IOCE dos idos tempos áureos, em meio à falta de luz.

Largou o cabaré e botou uma igreja

Todos temos a oportunidade de mudar de direção a vida que se leva. É o caso (real) de Brigitinha. Famosa no bairro por manter de pé, por cima de pau e pedra, o cabaré Bagaço de Cana, atuou ininterruptamente por 20 anos. A casa da luz encarnada, bem frequentada pelo povo dali, estava na rota de estrangeiros. Na vitrola, ouvia-se ao longe o canto gasguita de Evaldo Braga - "Sorria, meu bem, sorria, da infelicidade que você procurou"...

E foi desse modelim até o dia em que um pastor, pelas cercanias pregando a Palavra, deu de cara com Brigitinha, convertendo-a à lei dos crentes. Mudança radical operada na moça. No local onde funcionava o Bagaço de Cana era inaugurado mais tarde um templo simples, mas aconchegante e ventilado - do lado da sombra. O Paraíso das Anjas só não fez mais sucesso porque a chefona teve uma recaída - fugiu com o antigo garçom, prestimoso tesoureiro da igreja - e tudo voltou a ser como era.

Das tripas, coração

Pesquisando no Google encontramos essa ciência: "A maioria das leguminosas, incluindo feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha possui oligossacarídeos, um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases". Entre essas leguminosas está também a fava, espécie Vicia faba, da subfamília das papilionoídeas. Por que toda essa conversa mole?

Pra contar da recente briga de Eleutério com a mulher Dudeca, quando já dormiam. O caba véi soltou gás federal (pôdi, pôdi!), debaixo da coberta, e a mulher, sem fôlego, inspirando aquele veneno intestinal, disparou desperta e raivosa e desiludida da vida:

- Isso é desumano, Eleutério!!!

- Desculpa aí, amor! Foi mal! É por causa da fava de hoje no almoço que tu fez...

Dudeca, passando mal com a pudriça inalada, retruca:

- O peido é teu, não é da fava!!! Peste!!!

Fonte: O POVO, de 7/10/2022. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.

 

Free Blog Counter
Poker Blog