quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Convite Lançamento: PONTOS DE VISTA


A Diretoria da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará convida para o lançamento de “Pontos de Vista”, a trigésima sexta antologia anual da Sobrames-CE.
O livro será apresentado pelo médico e escritor Dr. Paulo Gurgel Carlos da Silva, ex-presidente e um dos fundadores da Sobrames-CE.
Local: Auditório da Sede da Unimed Fortaleza.
Av. Santos Dumont, Nº 949 - Aldeota.
Data: 31 de outubro de 2019 (quinta-feira) Horário: 19h30.
Traje: Esporte fino.
Após o evento será servido um coquetel.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames-CE

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Posse dos sócios Júlio Lima Verde e Neuzemar Moraes no Instituto do Ceará

O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) realizou na noite de 29/10/19, no Palacete Jeremias Arruda, a solenidade de posse dos seus novos sócios efetivos, o Gal. Júlio Lima Verde Campos de Oliveira e o Dr. Neuzemar Gomes de Moraes.
A saudação aos novos sócios foi proferida por José Augusto Bezerra, que destacou os atributos e a trajetória de vida dos recém-empossados. Estes, por sua vez, em suas falas, discorreram sobre a importância de ingressar no Instituto do Ceará.
A sessão solene, presidida pelodico Lúcio Alcântara, atual Presidente do Instituto do Ceará, contou com a presença um bom número de autoridades e de amigos e familiares dos novos membros.
Após a solenidade de posse, foi servido coquetel aos convidados nos suntuosos salões e sacadas da Casa do Barão oferecido pelos recipiendários.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Sócio efetivo do Instituto do Ceará
Presidente da Sobrames/CE

Lançamento do Nº 3 da Revista Anual da ACEMES


A Diretoria da Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES) conduziu o lançamento do Nº 3 da sua Revista anual. O evento teve lugar no Terraço Cultural José Telles – Ideal Clube, em Fortaleza-CE, em 29 de novembro de 2019 (terça-feira), às 20 horas.
A obra, contendo a produção literária dos confrades desse sodalício, foi apresentada pelo Presidente da ACEMES, o médico, escritor e professor José Maria Chaves.
Participei desta obra com duas produções literárias: “Nossas despedidas ao Ac. Sérgio Gomes de Matos” e “Caravelas de Cabral na Praça”.
Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro da Sobrames-CE e da ACEMES

terça-feira, 29 de outubro de 2019

JUROS NEGATIVOS NO MUNDO


Lauro Chaves Neto (*)
Existe um olhar de espanto e uma busca de explicações para compreender como em muitos países existe, hoje, uma taxa de juros de longo prazo negativa e como isso poderia desafiar a lógica dos investimentos.
Esse é o cenário, por exemplo, de alguns países europeus, EUA e Japão. Na Alemanha, quem emprestar recursos ao governo tende a sair com prejuízo em aplicações de dois até 30 anos. Nos EUA, os títulos de 30 anos, têm um rendimento de 2% ao ano enquanto os de curto prazo rendem 1,5%, também gerando prejuízos ao investidor.
As previsões de que o mundo corre o risco de uma recessão, pode explicar esse fenômeno que parece irreal para os brasileiros. Esse temor foi alimentado, recentemente, tanto pela guerra comercial entre EUA e China como pelo Brexit inglês, sem esquecer as turbulências argentinas.
Os investidores, percebendo o risco crescente, passam a buscar ativos com mais segurança, como são considerados títulos de dívidas de países desenvolvidos que seguem a lei da oferta e da demanda: quanto mais gente quer comprar, mais o valor dele sobe. Lembrando que o valor de um título financeiro é inversamente proporcional à taxa de juros, que assim cairá junto com o rendimento da aplicação.
Quando o mundo mergulhou na recessão, em 2008, os bancos centrais reduziram, seguidamente, as taxas de juros tentando estimular empréstimos que fossem direcionados para o consumo e os investimentos.
Hoje, os investidores possuem mais de US$ 15 trilhões aplicados em investimentos com taxas de juros negativas. Na tentativa de reativar a economia, os bancos centrais cortam sucessivamente os juros e, no limite, a taxa de juros negativa funciona como uma punição para as instituições financeiras que fiquem com o dinheiro parado.
Com a nova provável recessão, os economistas deverão ser mais criativos em elaborar estratégias para fugir dessa "armadilha da liquidez", uma vez que novas reduções nos juros, quando eles já são negativos ou próximos de zero, seriam inócuas no estímulo à atividade econômica, nesse momento deve haver uma maior coordenação e ativismo com as políticas fiscal e cambial.
(*) Consultor, professor doutor da Uece e conselheiro do Conselho Federal de Economia.
Fonte: O Povo, de 16/09/19. Opinião. p.20.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DESENVOLVIMENTO EFICAZ


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Segundo Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia de 1998, “A privação de liberdade econômica pode gerar a privação de liberdade social, assim como a privação de liberdade social ou política pode, da mesma forma, gerar a privação de liberdade econômica”. Esta observação do economista indiano leva-nos a refletir sobre a importância dos três eixos que servem de apoio à sustentação de uma sociedade livre e democrática. De nada adianta um país ser forte do ponto de vista econômico e sua população viver em condições precárias e sem liberdade política. Seria fundamental alcançar a cooperação entre governo, sociedade e setores empresariais e trabalhistas. O desenvolvimento integrado e sustentável somente ocorrerá na medida em que haja uma participação responsável dos diversos segmentos da sociedade. No caso brasileiro, é urgente a necessidade de programas e ações estruturantes que promovam o investimento e consolidem os direitos sociais básicos. Sem crescimento econômico, não há de que se falar em geração de renda ou de empregos, e nem de melhorias que repercutam significativamente na vida do cidadão, seja quanto à educação, à saúde ou a quaisquer outros temas. Em termos de globalização, a busca da estabilidade macroeconômica é vital para que a retomada do desenvolvimento seja eficaz. Ao Brasil será impossível destacar-se em meio aos países democráticos avançados, se mantidas a miséria e a exclusão social existentes. O desenvolvimento precisa ser justo, abrangendo todas as áreas. Nada do que foi dito pode ter resultados concretos, sem o envolvimento de toda a sociedade brasileira. Desejamos que o engajamento se dê de forma crítica, sincera e atuante, garantindo a mudança de nossa realidade. Assim, estaremos participando de alterações esperadas, respeitando o regime democrático e a liberdade que lhe é intrínseca.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 18/10/2019.

domingo, 27 de outubro de 2019

5. PIADAS DE BÊBADO III


Um bêbado famoso no bairro, conhecido como Josias, resolve ligar para o dono de seu bar favorito, o seu Josué.
— Alô?
— Alô, Josué, aqui é o Josias...
— Josias? Você está louco? São três horas da manhã! O que você quer?
— Eu quero saber que o hora o senhor vai abrir o bar...
— Faça-me o favor, Josias! Vai beber em casa que eu voltarei a dormir! — e desliga o telefone na cara do bêbado.
Insatisfeito e muito teimoso, Josias liga de novo.
— Alô??
— Seu Josué, é Josias de novo... já sabe que horas o senhor vai abrir o bar?
Josué fica furioso e grita do outro lado da linha:
— Eu já te disse! São 3 da manhã! Eu quero dormir!
E Josias insiste:
— Mas eu preciso saber que horas o senhor vai abrir o boteco!
— Ora essa! E por que você quer tanto saber a que horas eu vou abrir o boteco??
E o bêbado responde:
— Porque eu estou preso aqui dentro e já tomei tudo que é bebida que tinha disponível!
--------------
Certo dia, um mineiro chega no bar e pergunta:
- Ocê pode me vendê uma pinga fiada?
O dono do bar olha para o ele, aponta para um sujeito forte e alto sentado em uma das mesas e propõe o seguinte:
- Tá vendo aquele homem alto ali? De tanto malhar, ele ficou musculoso demais e seu pescoço parece que ficou muito pequeno. Quem chama ele de "pescocinho" arruma uma grande briga e, certamente, apanha. Se você tiver coragem de chamá-lo de "pescocinho", eu te vendo fiado por um ano inteiro!
O mineirinho chega até a mesa e dá uma batida nas costas do sujeito musculoso e diz baixinho:
- Meu amigo, cê tá bão?
- Mas eu nem te conheço, meu chapa.
- Uai! A gente pescô junto!
- Não pescamos não!
Nessa hora o mineirinho diz bem alto para ter certeza que todos vão ouvir: - Pescô sim!!!
--------------
Depois de uma briga no bar, todo mundo foi parar na delegacia. O delegado avista um bêbado meio desnorteado e pergunta: “Você também estava na confusão?”
E o bêbado responde: “Não, senhor!”
E o delegado pergunta: “Então por que você está aqui?”
O bêbado responde: “Os policiais chegaram e gritaram: 'Cana pra todo mundo'. Então eu vim.”
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

5. PIADAS DE BÊBADO I


Conversa entre duas pessoas:
- Querida, vamos dançar?
- Não!
- Por que não?
- Por quatro motivos:
"Primeiro, porque você está bêbado. Segundo, porque isso é um velório. Terceiro, porque Ave Maria não é para dançar. E quarto... porque eu não sou sua querida, eu sou o padre!"
--------------
Em uma palestra, o médico faz uma exibição dos efeitos do álcool e coloca um copo cheio de pinga em uma mesa, jogando um verme dentro. O verme começa a se contorcer todo e acaba morrendo. Dai ele pergunta:
– Viram só! A que conclusões vocês chegam depois disso?
Um bêbado lá no fim da sala grita:
– Que quem bebe não tem verme!
--------------
O sujeito vai ao médico, caindo de bêbado. Durante a consulta, vêm as perguntas padrão do médico:
– Nome?
– Afonso!
– Idade?
– 29 anos.
– O senhor bebe?
– Vou aceitar um golinho, pra te acompanhar!
--------------
O guarda-noturno está fazendo a sua ronda quando se depara com um bêbado, cantando em cima de um poste.
– Ei, posso saber o que você tá fazendo aí em cima?
– Eu bebo porque é líquido! – respondeu ele.
O guarda ficou nervoso e ordenou:
– Desça daí agora, senão eu atiro!
O sujeito ficou com medo e desceu do poste, cambaleando. Quando enfim ele chegou no chão, o guarda o abordou:
– Quem é você?
E o bêbado:
– Ué, você não se lembra? Eu sou o mesmo que estava lá em cima!
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

5. PIADAS DE BÊBADO II


Às 4 horas da manhã, a campainha do João toca. Ele vai atender e logo dá de cara com um bêbado na porta.
– O que você quer?
– Dá pra me ajudar a empurrar?
– Não, são 4 horas da manhã, está chovendo e você pede pra eu te ajudar? Vá embora!
Ele bate a porta na cara do bêbado e vai se deitar. Alguns minutos depois começa a bater um arrependimento não ter ajudo o pobre bebum, então ele levanta-se e corre até a porta e no meio da escuridão grita:
– Ei, vai querer a minha ajuda ainda?
– Sim, por favor, só preciso que me empurre!
– Tudo bem, mas onde você está?
– Aqui!
– Aqui onde?
– Aqui, no balanço!
--------------
Cinco bêbados estavam na estação de trem, escorando-se um no outro com aquela camaradagem clássica de bebum.
Quando o trem apontou, todos ficaram muitos agitados, posicionando-se rapidamente na porta de cada vagão naquele tumulto para conseguir entrar.
Pois bem, quatro dos cinco amigos bêbados conseguiram entrar e um ficou de fora. Vendo aquela cena, o guarda da estação resolveu perguntar:
— E agora, todos os seus amigos foram e só você ficou?
O bêbado respondeu:
— Pois é seu guarda, o pior é que só eu ia viajar, eles vieram apenas me acompanhar!
--------------
Durante um batismo na igreja para novos fieis, o pastor pega a pessoa pelos cabelos, mergulha ela numa grande pia de mármore com água fria, depois levanta a cabeça deles e pergunta se eles viram Jesus.
Em um certo momento, um bêbado entra na igreja e achou que seria uma boa ideia molhar o rosto depois de tanta bebedeira. Ele entra na fila para ser batizado.
Quando chega a vez dele, o pastor faz o ritual. O bêbado está resfolegando, engolindo água, quase se afogando e o pastor pergunta:
- Você viu Jesus, meu filho?
- Não, não vi...
O pastor estranhou e imergiu a cabeça do bêbado novamente na pia. Ele fez a mesma coisa várias vezes e a resposta do bêbado era sempre a mesma. Quando o pastor ia tentar pela última vez, o bêbado segura as mãos dele e pergunta:
- Espera aí! O senhor tem certeza que Jesus caiu aí dentro?
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 26 de outubro de 2019

Homenagem da Academia Cearense de Medicina ao Ac. Gilmário Mourão Teixeira

Mesa diretora da solenidade em homenagem da ACM ao Ac. Gilmário Mourão Teixeira.
A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou ontem à noite, dia 25/10/19, no Auditório da Reitora da UFC, precedendo a solenidade de posse dos seus novos membros titulares, prestou tocante e bem-urdida homenagem ao seu membro honorário Ac. Gilmário Mourão Teixeira, ao ensejo do seu centenário de nascimento a se registrar, com a graça de Deus, em 25/12/19.

A homenagem constou da projeção de um primoroso audiovisual produzido pela Aca. Ana Margarida Arruda Rosemberg, da distribuição de uma plaqueta “Gilmário Mourão Teixeira: tisiologista de renome internacional”, com a biografia do laureado médico, editada pelo Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, e do discurso de saudação proferido pela Aca. Márcia Alcântara Holanda.
Em nome da família do homenageado, ainda lúcido e ativo, que por razões superiores não pode estar presente, o discurso de agradecimento foi pronunciado pelo filho Eduardo Barros Teixeira que brindou a todos com uma bela peroração construída a partir dos escritos do seu pai.
Vários familiares do Dr. Gilmário Teixeira, incluindo algumas das suas irmãs, se fizeram presentes na solenidade e saíram confortados e gratificados com a homenagem rendida pela ACM ao nosso acadêmico decano.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

Posse de Martinho Fernando e Sara Cavalcante na Academia Cearense de Medicina

Mesa diretora e acadêmicos ao término da solenidade de posse da ACM.
A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou ontem à noite, dia 25/10/19, no Auditório da Reitora da UFC, a solenidade de posse dos seus novos membros titulares, os médicos e professores Sara Maria Ferreira Cavalcante, especialista em anestesiologia, e Martinho Rodrigues Fernando, especialista em medicina interna, nas Cadeiras 8 e 27, patroneadas pelos médicos Pedro Augusto Sampaio e Augusto Hyder Correia Lima, correspondentemente. A Cadeira 8 foi anteriormente preenchida pela Aca. Lise Mary Alves Lima e a 27 pelo Ac. Raimundo Hélio Bessa.

A solenidade, presidida pelo Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo, teve o Ac. Vladimir Távora Fontoura Cruz como mestre de cerimônia.
Os novos acadêmicos foram saudados recepcionados pelo Ac. Paulo Eduardo Garcia Picanço.
Precedendo as posses desses membros titulares, a ACM prstou comovente e bem-cuidada homenagem ao seu membro honorário Ac. Gilmário Mourão Teixeira, ao ensejo do seu centenário de nascimento.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

HOMENAGENS DA EDITORA DA UECE

Professores Maria Salete Bessa Jorge, Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso e Marcelo Gurgel Carlos da Silva exibem as placas de recebidas da Editora da UECE.
Ontem, 24 de outubro de 2019, por ocasião na VI Mostra de Publicações da Editora da UECE, transcorrida durante a XXIV Semana Universitária da UECE, juntamente com os professores Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso e Maria Salete Bessa Jorge, fomos distinguidos com a placa “Homenageado”, concedida pela Editora da Universidade Estadual do Ceará, como reconhecimento da importante contribuição junto à Editora da UECE, bem como na produção de títulos autorais na EdUECE.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da UECE

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

UECE: uma organização inteligente e socialmente referenciada


Por José Jackson Coelho Sampaio (*)
A instituição Universidade toma muitas formas organizacionais pelo Mundo e, como não poderia deixar de ser, pelo Brasil. Idade de criação, regime de propriedade, estrutura de gestão são eixos definidores destas formas organizacionais. Observando nossa história de apenas 44 anos e o desempenho de nossas Semanas Universitárias, em sua 24ª oferta anual, concluímos que esta é, sem dúvida, uma organização inteligente.
As Semanas Universitárias configuram contrapartida obrigatória às aplicações federais e estaduais em ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, por meio de investimento, apoio ao custeio de projetos e bolsas docentes e discentes.
Também configuram balanços anuais da produção acadêmica, a partir do alcance das metas planejadas e daquilo que é resultado de muita criatividade. Ano a ano nos superamos: o Ranking Universitário da Folha nos colocou, em 2019, pelo 10º ano consecutivo, como a melhor universidade pública estadual do Centro-Oeste, Norte, Nordeste; e, desdobrando as Universidades por juventude, isto é, por terem menos de 50 anos, assumimos o 12º lugar no Brasil e o 1º lugar no Nordeste, entre todas (federais, estaduais, particulares).
A nossa 24ª Semana Universitária demonstra maturidade, competência e criatividade, em meio ao vendaval de dificuldades vividas pelas políticas públicas, em geral, as políticas públicas inclusivas, em particular, e as políticas de Educação Superior e Ciência & Tecnologia, em recorte mais particular.
O trabalho de professores e estudantes dos 78 cursos de graduação, dos 97 de pós-graduação lato sensu e dos 42 de pós-graduação stricto sensu resulta no conjunto de minicursos, apresentações orais, apresentações presenciais, palestras e seminários, selecionados para representar iniciação científica, iniciação a docência, iniciação artística, projetos de pesquisa, projetos tecnológicos, dissertações de mestrados e teses de doutorado.
A Uece é um grande patrimônio intelectual do povo cearense, financiado pelo povo cearense, a quem responde com a inteligência de produzir inteligência.
(*) Professor titular de Saúde Coletiva e Reitor da Uece.
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 23/10/19. p.17.

CONVITE: XII Lançamento Coletivo da Editora da UECE


A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, ao ensejo da XXIV Semana Universitária, convida para o XII Lançamento Coletivo da EdUece e a VIII Mostra de Publicações da EdUece.
Entre as obras a lançar, consta uma publicação de nossa autoria, com o relançamento de nosso livro “Cum Laude: aos homnes e seus feitos”. Com esse último título, o autor (M.G.C.S.) atingira a marca de cento e três livros publicados.
Data: 24 de outubro de 2019 (quinta-feira), às 16h.
Local: Auditório Paulo PetrolaReitoria da Uece (Campus do Itaperi).
Na oportunidade, realizar-se-á uma cerimônia para entrega de placas de homenageados da Editora da Universidade Estadual do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da UECE

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

CONVITE: Lançamento de livro Nutrição Humana: autoavaliação e revisão (2ª edição) da Editora Atheneu na UECE



A Universidade Estadual do Ceará (Uece), como parte das atividades da XXIV Semana Universitária da Uece, convida para o lançamento do livro “NUTRIÇÃO HUMANA: autoavaliação e revisão (2ª edição)”, sob o selo editorial da da Editora Atheneu, sediada no Rio de Janeiro.
A obra, organizada pelos docentes Helena Alves de Carvalho Sampaio, da UECE, e Antônio Augusto Ferreira Carioca, da Unifor, conta com um conjunto notável de autores/colaboradores, reunindo nutricionistas de escol, atuantes principalmente no Ceará, que combinam experiência docente com a labuta em serviços, lastreados em subsistente formação técnico-científica, posto que todos eles dispõem de pós-graduação (com a clara dominância do diploma de doutorado) e mantêm vinculação à carreira acadêmica
A apresentação dessa publicação caberá ao Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
Data: 23 de outubro de 2019 (quarta-feira), às 15h.
Local: Biblioteca Centra da UeceAv. Silas Munguba (Campus do Itaperi).

TEXTOS SOBRE A VIDA


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Apresentamos, para a reflexão do leitor, três textos sobre a vida, mostrando atitudes e sentimentos da pessoa humana. Podemos dizer que dois são poemas prosaicos e o outro uma poesia. A - Paradoxos da vida: Dá mais pena uma pessoa poderosa e corrupta na cadeia, que um mendigo vivendo embaixo de um viaduto. É mais triste uma velha senhora milionária morando sozinha no Leblon, que uma viúva sem nenhum recurso, abandonada com filhos no sertão nordestino. A dor é maior ao tirar uma verruga do rico, que amputar, a frio, a perna de uma criança indígena. Revolta mais a lancha para lazer enguiçar no mar de Búzios, do que a jangadinha do pescador cearense virar pela força do vento. É mais grave não orientar no trânsito o homem do carro de luxo, que o trabalhador montado em sua velha bicicleta. É mais melancólico o velório de um cidadão importante, do que sepultar uma criança que morreu de fome. B - Por quê?: A vida é um belo dom, não se sabe a hora da partida, passa rápido como o som. Por que ambicionar o poder? Mais vale cumprir o dever. Por que cada vez mais buscar o dinheiro? Importante é ser um cidadão inteiro. Por que tanta vaidade? Nunca traz felicidade. Por que a inveja? Atitude que nada almeja. Por que a ausência da solidariedade? Comportamento que leva a deslealdade. Por que a humildade? Sentimento que demonstra bondade. Por que a harmonia? Para se alcançar a sabedoria. C- Jardim da vida: Quão lindas são; Rosas perfumadas. Paz na infância amada; Orquídeas da felicidade, Alegria da mocidade; Margaridas da pureza, Maturidade com beleza; Hortênsias do amor, Velhice sem dor. Enfim, a vida é uma flor. Encerramos estes pequenos textos com duas lindas citações: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” (Fernando Pessoa) e “Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles” (Rubem Alves).
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 11/10/2019.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

COM A SAÚDE NÃO SE BRINCA


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Quaisquer que sejam as deficiências do SUS, ele é uma conquista do povo brasileiro, que ousou sonhar com um sistema de saúde universal e igualitário, inspirado nas melhores práticas do planeta …
(Aconteceu hoje (10/04/18) em Brasília, o “1º Fórum Brasil – Agenda Saúde: a ousadia de propor um Novo Sistema de Saúde”, organizado pela Federação Brasileira de Planos de Saúde, com participação do Ministério da Saúde, de deputados e senadores).
A Constituição Brasileira (1998) reconhece/determina o direito de acesso de toda a população à saúde, por meio de um Sistema Único de Saúde (SUS). Naquele ano, mais de 70 milhões de pessoas passaram a ter direito a atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
Vale lembrar que o país apresentou um grande aumento populacional nos últimos 50 anos, durante os quais foram acrescidos em seu território cerca de 130 milhões de pessoas. No curto intervalo de 1991 a 2005, nossa população teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos.
Em 2050, a população brasileira será de, aproximadamente, 260 milhões de pessoas, conforme estimativas feitas pelo IBGE, ou seja, um aumento populacional de quase 70 milhões de habitantes em relação aos 190.755.799 registrados no último censo, realizado em 2010. Além do mais, a faixa da população com mais de 60 anos aumenta constantemente, o que modifica muito a pirâmide demográfica e consequentemente as suas prioridades médicas e psicossociais.
Quaisquer que sejam as deficiências do SUS, ele é uma conquista do povo brasileiro, que ousou sonhar com um sistema de saúde universal e igualitário, inspirado nas melhores práticas do planeta.
São quase 2 milhões de profissionais da saúde a trabalhar na linha de frente do sistema SUS. Diariamente laboram para tornar o sonho possível, apesar dos óbices crônicos da capacidade de atender com maior presteza a população, cuja maioria sofre de doenças da pobreza.
Em seus 30 anos o SUS transformou a Saúde no Brasil.
Por meio do Programa Nacional de Imunização, garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais de 90% dos transplantes e tratamentos de alta complexidade são realizados pela rede pública. Oferece, ademais de assistência integral para pacientes com HIV/AIDS, tratamento para as patologias renais crônicas e doenças raras; providencia também a aquisição de medicamentos dispendiosos no exterior.
Bom será frisar que uma das razões do subfinanciamento do SUS é o excesso de benefícios fiscais que os “Planos de Saúde” recebem do Estado Brasileiro. Essa crise de subfinanciamento do SUS tende a se agravar com a Emenda Constitucional de número 95 que congela investimentos em saúde, educação e assistência social pelos próximos 20 anos.
Apesar de tudo isso, a Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan) propôs, nesta terça-feira (10/4), a criação de um sistema de saúde substitutivo ao SUS, fazendo com que os recursos públicos jorrem ainda mais para as empresas privadas. A proposta prejudica os brasileiros mais vulneráveis, criando barreiras ao Direito Constitucional à Saúde, além de sobrecarregar os custos do Sistema Único de Saúde, pendurando nele os tratamentos de maior complexidade.
Somos a favor do liberalismo, mas a doença e seu tratamento não podem ser abordados como mercadorias comuns. Esquecem que a primeira preocupação do povo é com a violência, sendo a saúde a segunda mais votada. Nesse contexto, mais do que a defesa dos direitos dos indivíduos, a questão que se impõe é que modelo republicano queremos ter no Brasil?
Acautelo como médico graduado há 60 anos:
— Com a saúde não se brinca. 
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES). Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

domingo, 20 de outubro de 2019

4. PIADAS ADULTAS III


O garotinho pergunta para a mãe:
- Mamãe, todas as noites eu acordo com barulho vindo do quarto de vocês. Aí eu olhei pela fechadura da porta e vi você pulando em cima do papai. Por quê?
- Sabe o que é, filho... – ela responde sem graça - Eu estava pulando em cima do seu pai porque ele está ficando barrigudo e eu quero que ele fique magro novamente...
- Ah é? – diz o menino – Mas isso não está funcionando...
- Por que? – pergunta a mãe espantada.
- Bem, porque depois ele vai no quarto da babá e faz os mesmos barulhos. Se você esvazia a barriga dele, ela enche!
--------------
Um velhinho de 85 anos precisa fazer um exame de contagem e esperma. No consultório, o médico dá a ele um potinho e pede que ele volte amanhã com uma amostra de esperma.
No dia seguinte, o velhinho voltou ao consultório, mas o pote estava limpo e vazio, como no ia anterior. O médico perguntou o que aconteceu e o velhinho explicou:
- Bem, doutor, primeiro, eu tentei com a mão direita, e nada. Depois, tentei com a mão esquerda, e nada ainda. Daí eu pedi ajuda à minha mulher, que tentou com a boca – primeiro com os dentes, e depois, sem eles, e nada. Nós chegamos a chamar Marilda, a nossa vizinha de porta, e ela também tentou. Primeiro, com as duas mãos, depois, com o sovaco e, por último, até mesmo espremendo entre os joelhos, e nada.
O médico, chocado:
- Vocês pediram à vizinha?
- Pedimos, mas não adiantou. Nenhum de nós conseguiu abrir o potinho...
--------------
Primeiro, você olha o tamanho, depois a espessura.
Em seguida, precisa tocar para sentir como é... Somente depois você deve sentar em cima para ver se o movimento de subir e descer é suave.
Viu só como é fácil escolher um novo colchão confortável? Agora peça perdão aos céus por ter pensado besteira...
--------------
Um senhor de setenta anos pega o casaco e se prepara para sair de casa. A mulher dele, então, pergunta:
- Onde você vai?
- Vou ao médico, querida.
- Você está doente e não me disse nada?
- Não, vou ver se ele me receita um Viagra.
A mulher se levanta do sofá, pega o casaco e diz:
- Então vou sair também.
- E onde é que você vai? – pergunta o marido.
- Também vou ao médico. Já que você vai começar a usar uma coisa enferrujada, acho melhor ir tomar vacina contra tétano.
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.
 

Free Blog Counter
Poker Blog