domingo, 2 de novembro de 2025

FATOS SOBRE O ANTIGO EGITO III

4. As mulheres poderiam e se tornaram rainhas

Embora a preferência fosse dada aos descendentes masculinos do faraó anterior, as mulheres também poderiam assumir o trono. Sabemos de pelo menos 3 ocasiões em que mulheres dominam totalmente o país, com o faraó feminino mais famoso sendo Hatexepsute, que governou o Egito por mais de 20 anos. Seu governo trouxe prosperidade ao país e hoje ela é amplamente conhecida como a primeira grande mulher da história.

Mas como uma mulher poderia se tornar faraó?

Com base em evidências arqueológicas, os cientistas acreditam que mulheres e homens no Egito Antigo tinham status social igual, com muitos textos mostrando que as mulheres poderiam possuir, herdar e vender propriedades, se divorciar e criar seus próprios filhos. Além disso, diferentemente do português, a antiga palavra egípcia para "rei" é neutra em termos de gênero, o que significa que ela poderia ser usada para descrever tanto um governante masculino quanto um feminino.

A palavra egípcia para 'rainha', por outro lado, significa 'esposo do rei', que não veio com todo o poder e responsabilidade de um monarca, e assim seria mais preciso classificar Sebekneferu, Hatshepsut e Tausserte como rainhas, e não reis do Egito Antigo.

5. Os antigos egípcios não andavam de camelo

Se você fosse viajar para as pirâmides egípcias hoje, uma maneira muito autêntica de fazer isso seria de camelo. E enquanto nós associamos camelos com a região do Oriente Médio hoje, os camelos não eram usados como meio de transporte até o alvorecer da antiga civilização egípcia.

Em vez de camelos, os antigos egípcios viajavam diariamente em burros e usavam animais para transportar carga em terra. Mas a maneira mais comum e conveniente de viajar era um barco. Como você deve saber, o Egito Antigo foi construído ao redor do rio Nilo, que era usado tanto para regar as plantações quanto para se deslocar.

Além de viajar em barcos de papiros leves, os egípcios cavaram canais para conectar seus assentamentos e outros locais estrategicamente importantes ao rio e usavam barcos para transportar cargas pesadas de grãos e pedras para diferentes partes do país.

6. A Grande Pirâmide de Gizé não foi construída por escravos

O historiador da Grécia Antiga Heródoto nos enganou por milênios, mas os arqueólogos hoje conseguiram provar que a Grande Pirâmide não foi construída por 100.000 escravos como Heródoto acreditava. Em vez disso, 5.000 funcionários permanentes e 20.000 temporários foram envolvidos na construção.

Essas pessoas trabalhavam em turnos de 3 a 4 meses e eram convocadas das regiões norte e sul do país. Arqueólogos encontraram um acampamento temporário e cemitérios desses trabalhadores ao lado da pirâmide, e escavações mostraram que essas pessoas recebiam pagamento na forma de comida e bebida, bem como atendimento médico e serviços de enterro quando necessário.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 1 de novembro de 2025

FATOS SOBRE O ANTIGO EGITO II

1. Nem todo mundo foi mumificado

A mumificação era uma prática comum em muitas civilizações, mas foram os antigos egípcios que a transformaram em uma ciência completa. Transformar um corpo em múmia era um processo longo, árduo e muito caro, que apenas as classes privilegiadas podiam pagar. A maioria das pessoas, por outro lado, foi simplesmente enterrada no deserto. Isso é um tanto problemático, já que os antigos egípcios acreditavam que uma pessoa só conseguirá viver na vida após a morte se seu corpo estivesse preservado. Mas isso não significaria que reservando a mumificação apenas para os ricos, as pessoas simples teriam a vida negada após a morte? Provavelmente nunca saberemos a resposta para essa pergunta, mas os arqueólogos salientam que, de maneira um tanto irônica, as areias quentes do deserto eram, em muitos casos, melhores para preservar o corpo do que um sarcófago colocado em uma tumba fria e mofada.

2. Na maioria das vezes, os escribas não escreviam em hieróglifos

Hieróglifo é um sistema de escrita que pode ser encontrado em muitos templos egípcios antigos, tumbas e, é claro, nas pirâmides, mas não é a maneira principal de registrar as coisas. Isso ocorre porque os hieróglifos são pictogramas, o que significa que eles são uma série de pequenas imagens que formam frases quando combinadas de várias maneiras.

Você pode imaginar que inscrever cada imagem, para não mencionar um texto inteiro, dessa maneira é extremamente demorado e pouco prático. É por isso que este belo sistema de escrita pictográfica foi reservado apenas para textos históricos, religiosos e relacionados com o sepultamento, e assuntos mais mundanos como documentos comerciais que foram escritos de uma forma mais simplificada do que hieróglifos chamados hieráticos.

Com o tempo, eles simplificaram o roteiro ainda mais na chamada escrita demótica. Todos esses três sistemas de escrita foram usados para gravar a mesma língua falada, embora poucas pessoas pudessem realmente ler no Antigo Egito (mais de 90% da população era analfabeta).

3. Não sabemos por que os faraós usavam barbas falsas

Muitos antigos costumes egípcios e vestuário costumeiro, em particular, são explicados em antigos relatos egípcios ou outros relatos históricos, mas ainda não sabemos por que a maioria dos faraós, até mesmo as mulheres, usavam barbas falsas. O primeiro faraó que usava esse tipo de regalia foi o faraó Djoser no século 27 a.C., e todos os governantes subsequentes foram retratados dessa maneira.

Até mesmo o faraó Hatshepsut, uma das governantes femininas mais proeminentes do antigo Egito, frequentemente aparece com uma barba falsa.

Até hoje, não sabemos ao certo por que isso acontece, mas especula-se que o "uniforme" do faraó, incluindo a barba, significava sua conexão com os Deuses, e isso era um grande problema, já que os faraós eram considerados a personificação do deus Hórus e tipicamente tentavam se isolar da multidão de qualquer maneira que pudessem.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

FATOS SOBRE O ANTIGO EGITO I

O antigo Egito é uma das civilizações mais notáveis e extraordinárias que já existiram na Terra. Graças à abundância de registros e relíquias, muitos dos quais continuam surgindo até hoje, temos a sorte de saber muito sobre essa cultura antiga, sua história e até mesmo a vida cotidiana. 

Neste artigo, pretendemos nos aventurar além dos fatos usuais sobre as pirâmides e Tutancâmon e compartilhar alguns fatos igualmente fascinantes e equívocos ao mesmo tempo sobre o Egito antigo e sua população. 

Você sabia, por exemplo, que os antigos egípcios não andavam de camelo e não tinham dinheiro? Ou que Cleópatra provavelmente não era tão bonita quanto dizem?

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

 

Free Blog Counter
Poker Blog