domingo, 14 de fevereiro de 2021

VOZ DE COMANDO RETARDADA

         Um 2º Tenente Auxiliar Fuzileiro Naval, recém-promovido, apresentara-se para servir em um Batalhão situado na Ilha do Governador. “Cheio de gás”, ciente de sua nova condição, pois, afinal, o concurso que uns poucos sargentos prestam, para se tornarem oficiais, é muito difícil. Ele, então, queria, a toda hora, “mostrar serviço”, demonstrar que sabia manter a disciplina etc.

Mas perdeu, definitivamente, a pose no primeiro dia em que entrou de serviço. Às 13h10min, toque de reunir – Parada! O Imediato, de longe, observando. E o Tenente:

– Batalhão, sentido!

– Cobrir!

– Batalhão, firme!

– Esquerda... volver!

O Imediato começou a esboçar um elogio ao desempenho do tenente, quando este, vendo que alguns fuzileiros haviam chegado atrasados à formatura, e estavam de fora da mesma, resolveu chamá-los, para uma ligeira censura. Mas se atrapalhou, e proferiu a voz de comando que o marcou pelo resto da carreira:

– Retardados, à ordem!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Meia-volta, volver! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2014. 112p. p.72.

Nota: Esse causo acima foi adaptado dos textos originais de Gil Cordeiro Dias Ferreira, capitão-de-mar-e-guerra da reserva remunerada da Marinha brasileira, postados em 6 de julho de 2012, no Portal Militar. São desse autor, ao todo, mais de quinze causos relacionados à Marinha de Guerra do Brasil, que podem ser acessados em: http://www.militar.com.br/artigo-2474-Coisa-de-Naval---Causos-Fuzileiros#.Uoi53SfEhHI

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog