Lucas era grego nascido na Antioquia, atual Síria, e foi contemporâneo de Jesus Cristo, mas não o conheceu pessoalmente.
Lucas foi o único dos apóstolos da Igreja primitiva que não era judeu. Foi ele o autor do terceiro Evangelho, considerado o de redação mais apurada, o que condiz com a sua formação de médico, avalizada por sua elevada erudição.
A esse evangelista também é atribuída a feitura da maior parte dos Atos dos Apóstolos, igualmente redigido com fundamento em depoimentos de terceiros, porquanto não fora testemunha ocular dos feitos de Cristo, em Sua passagem terrena.
Segundo uma tradição da Igreja cristã primitiva, depois da morte de São Paulo, Lucas partiu como missionário a pregar o Evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália, Itália, Macedônia e Dalmácia, criando comunidades e formando discípulos.
Um antigo documento, traduzido por São Jerônimo, narra que São Lucas foi martirizado em Patras, na Grécia, por causa de sua pregação do Evangelho.
O evangelista e médico São Lucas é também reconhecido como: primeiro historiador eclesiástico, primeiro hinologista cristão, primeiro pintor cristão, patrono dos pintores e patrono dos médicos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da
Sociedade Médica São Lucas (SMSL)
* Publicado na Plaqueta comemorativa
dos 80 anos de fundação da SMSL. p.31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário