sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM 2022

Por Hildebrando dos Santos Soares (*)

Milton Santos, grande geógrafo brasileiro, define territórios luminosos como aqueles que acumulam densidades técnicas e informacionais, com maiores condições de reunir atividades econômicas e tecnológicas. A metáfora da luz é significativa e muito cara à Uece.

Como pontos luminosos, as universidades, principais espaços de produção de conhecimento científico e tecnológico, estiveram na vanguarda de grandes descobertas durante a pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação, podemos pensar em um retorno às nossas atividades com alguma normalidade mantendo as medidas de segurança.

Para as IES - especificamente, a Uece -, os desafios para 2022 incluem o retorno às atividades presenciais e o agravamento da evasão, potencializada pela crise econômica, além das dificuldades com modelo remoto de ensino, então necessário para manter a saúde das pessoas. Multicampi e interiorizada, a Uece precisará repensar o ensino, infraestrutura, logística e gestão, além de consolidar estratégias de permanência qualificada dos estudantes e estabelecer políticas que ampliem o apoio psicossocial aos grupos socialmente mais vulneráveis.

Na infraestrutura, deverá passar por adaptações que garantam a segurança da comunidade acadêmica e que permitam a ampliação do uso de tecnologias digitais nas atividades. No esteio do retorno presencial, temos como herança do ensino remoto emergencial a semente da incorporação dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Agora, parecem ter sido descortinadas novas possibilidades de ensinar, aprender e difundir conhecimento produzido na e pela universidade. Há, porém, a necessidade de discutir efetivamente um novo modelo pedagógico. Para isso, temos forte alicerce: nossa experiência exitosa de oferta na modalidade EaD em mais de 30 polos UAB no Ceará, que nos confere expertise com o uso de tecnologias digitais no ensino e que podem basear a incorporação na modalidade presencial.

A pandemia trouxe inegáveis consequências para a educação superior, que demandam uma universidade adaptada a uma nova realidade. A Uece mostrou, mais uma vez, sua capacidade de construir conhecimentos de várias ordens para continuar servindo ao povo cearense, graças às pessoas que a fazem. Ponto luminoso, seguirá produzindo conhecimento. Como uma luz para o caminho.

(*) Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/01/22. Opinião, p.19.

Postado no Blog do Marcelo Gurgel em 28/02/2021.

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