Por Alexandre Sobreira Cialdini (*)
A EGP, como
carinhosamente chamamos, é a nossa escola de governo, formada por servidores e
colaboradores m competentes, dedicados e voluntariosos, completa 15 anos, tendo
a missão de desenvolver o processo educacional em gestão pública, com
vistas ao aprimoramento das competências dos atores públicos, possibilitando a
melhoria da prestação dos serviços ao cidadão. A EGP foi criada na gestão do
Governador Cid Gomes, em 2009. (https://www.egp.ce.gov.br/).
A formação de
servidores públicos recebeu atenção no contexto da expansão e modernização do
estado brasileiro, cujo marco inicial foi a experiência da reforma
administrativa do governo de Getúlio Vargas, entre 1937 e 1945, na
qual foi conduzida pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP),
centro de difusão e fomento da temática de governo.
As escolas de
Governo têm crescido em relevância, em todos os países, resultado demonstrado
na pesquisa "Qual Rumo e qual futuro para as escolas de governo? A
pesquisa foi realizada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento
Econômico (OCDE), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública
(ENAP). (https://encurtador.com.br/t7dRw). A pesquisa direta nos trouxe
informações importantes pois, a maior parte dos certificados emitidos pelas
escolas integrantes da rede da OCDE são em educação executiva (67%) e mestrado
ou equivalente (36%).
A estratégia mais
adotada pelas escolas de governo para facilitar o processo de aquisição do
conhecimento é convidar especialistas para compartilhar experiências (82%). Um
outro recurso que tem sido muito utilizado é o ensino híbrido (63%), seguido de
formação para professores em pedagogias de educação online (52%). Para os
próximos cinco anos, o cenário é bem parecido, mas uma ação deve ganhar mais
importância: a promoção de oportunidades colaborativas para aprendizagem
online. A pesquisa foi realizada em 33 escolas de governo de 27 países, durante
o período de novembro de 2021 a janeiro de 2022.
O Governador
Elmano de Freitas tem ressaltado a importância e trazido a necessidade de
estarmos integrando as atividades do Estado, com as necessidades e demandas
federativas dos municípios. Para isso, assinou o Termo de Cooperação com o
Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa,
com objetivo de viabilizar pós-graduação nas áreas de administração e políticas
públicas, governança fiscal e gestão tributária e nos provocou a formularmos
com o ISCSP e a EGP um centro de inteligência em planejamento territorial. A
EGP também assumirá a missão de disseminar a execução e a gestão das ações
previstas no Ceará 2050 e será uma instância do ISCSP-ULisboa aqui no Ceará.
Portanto, a nossa
EGP está diante de enorme oportunidade, de empreender com liderança,
transparência e inovação e preparar os servidores e colaboradores públicos do
Estado e dos Municípios cearenses para um futuro mais aberto
às transformações digitais, e em rede, com a partilha de recursos entre a
sua escola e outras instituições, visando formar e qualificar os servidores,
com objetivo de contribuir e se beneficiar do aprimoramento contínuo das
experiências nacionais e internacionais para melhorarmos as nossas capacidades
estatais, a partir de um processo de participação, cooperação e
compartilhamento entre o Governo do Estado e seus municípios.
(*) Mestre em
Economia e doutor em Administração Pública e Secretário de Finanças e
Planejamento do Eusébio-Ceará.
Fonte: O Povo, de 25/07/24. Opinião. p.21.
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